A CCXP (ComicCon Experience) de São Paulo está cada vez mais próxima, e isso significa que os anúncios de convidados do evento estão chegando também. São vários atores, autores, diretores e roteiristas de todo tipo de conteúdo, para todos os gostos. E claro que não ficam de fora os artistas e quadrinistas que vão marcar presença no Artists’ Valley by BIS!
Este ano a convenção terá 42% de artistas que se identificam como LGBTQIAPN+, um aumento de quase 6% se comparado com a edição de 2022. Na semana do Orgulho, foram anunciados novos nomes de convidados para o Artists’ Valley, e dentre os 8 artistas, 3 são mulheres que contribuem para o mundo dos quadrinhos com histórias LGBTQIAPN+!
Gabriela Borges (@minadehq)
Jornalista e fundadora do Mina de HQ, uma mídia multiplataforma independente que divulga histórias em quadrinhos feitas por artistas mulheres, pessoas trans e não-binárias. Gabriela também é Finalista do Prêmio Jabuti e uma grande referência em incentivo à leitura e diversidade nos quadrinhos.
Na CCXP, o Mina de HQ vai estar na mesa B34-35 do Artists’ Valley by BIS, com o lançamento da 3ª edição da Revista Mina de HQ; e a própria Gabriela vai compor dois painéis do evento falando sobre diversidade na cultura pop e a criação do seu canal de divulgação de quadrinistas mulheres, trans e não-bináries.
para mais informações, clique aqui.
Carol Ito (@carolito.hq)
Jornalista e quadrinista, Carol lança novas tiras todo domingo na Revista TPM. É vencedora do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022, na categoria “Arte”, e destaque na lista Forbes Under 30, da revista Forbes Brasil, na categoria “Literatura e artes plásticas”.
Recentemente lançou seu primeiro livro de HQs “Inteiro pesa mais do que metade”, e é uma das editoras do projeto Boy Dodói, uma coletânea de relatos sobre masculinidade tóxica em formato de HQ (que será lançada por Bebel Books no dia 7 de julho).
Luiza Lemos (@luizalemosarte)
Luiza é quadrinista, cartunista, roteirista e ilustradora, já criou para o jornal Brasil de Fato (2018) e é autora da HQ “Transistorizada”. Também é vencedora dos Prêmios HQ Mix e Ângelo Agostini e, entre outros trabalhos, escreveu o roteiro para o documentário “Muito Além do Arco-íris”, que aborda a história e a importância das HQs nacionais LGBTQIAPN+.
Seus quadrinhos contam histórias do dia-a-dia e de questões políticas envolvendo pessoas LGBTQIAPN+, especialmente pessoas trans. Ela colaborou em coletâneas como ‘Sob a Luz do Arco-íris’ (2020) e ‘Quadrinhos Queer’ (2020) – nesse último, também foi capista da edição.
Todas essas mulheres incríveis estarão na 10ª edição da CCXP junto a Laerte Coutinho, uma das mais importantes e mais populares cartunistas do Brasil (e homenageada da edição de 2021 do festival). Mal podemos esperar para saber mais sobre seus processos criativos, seus projetos e suas histórias!