Tara e Darcy: Diferenças e Semelhanças entre a série e os quadrinhos ‘Heartstopper’

Curiosidades Entretenimento Séries

A série original da Netflix “Heartstopper” acabou de ganhar uma segunda temporada, e já tem a terceira confirmada pela plataforma. A produção é um dos maiores sucessos da atualidade, e acompanha um grupo de adolescentes vivendo e descobrindo suas identidades durante o ensino médio.

“Heartstopper” chama atenção por retratar a felicidade e o amor queer sem medo. A série é fofa – alguns dizem que ela é até fofa demais – e é isso que a torna única. No universo em que esses personagens vivem, tudo se resolve com o poder da amizade e da empatia. Ela também chama atenção por ser muito fiel ao seu material de origem, os quadrinhos criados por Alice Oseman. Desde cenas copiadas palavra por palavra até atores que parece que saíram dos livros, “Heartstopper” é uma adaptação que deixa qualquer fã morrendo de orgulho.

E é disso que a gente quer falar.

No meio de tanta coisa, a série traz para as telas duas personagens muito importantes do universo “Heartstopper” : Tara Jones e Darcy Olsson. Essas duas meninas lésbicas formam um casal lindo que passa por vários momentos delicados, tanto nas páginas quanto na TV. E, se você não viu um ou outro, fique tranquila que nós te contaremos agora algumas diferenças e semelhanças entre a Tara e Darcy da série e a Tara e Darcy dos quadrinhos!

SEMELHANÇA 1: ELAS SÃO ABERTAMENTE E AUTÊNTICAMENTE LÉSBICAS

 Depois de tantas séries com personagens lésbicas se referindo a si mesmas como “gays” ou “queers“, é um alívio ver duas meninas jovens usarem a palavra “lésbica” para falarem das suas identidades. Parece algo pequeno, mas na nossa comunidade é um passo gigante.

Kizzy Edgell, o ator que interpreta Darcy (Kizzy é trans e usa pronomes masculinos e neutros), falou sobre isso recentemente em uma entrevista à revista Attitude: “É completamente fora de linha (se referindo a como as pessoas dizem não gostar da palavra “lésbica”). Que coisa mais prejudicial de se dizer. Eu gosto da palavra “lésbica”. Eu gosto que [Tara e Darcy] são abertas sobre ela. Eu gosto de como a Darcy não tem vergonha de si mesma.”

O uso da palavra lésbica não é exclusivo da série. Nos quadrinhos, as duas personagens falam da sua identidade com frequência, e não têm vergonha de serem elas mesmas!

DIFERENÇA 1: A SÉRIE APROFUNDA A HISTÓRIA DAS DUAS PERSONAGENS

 Apesar da identidade de Tara e Darcy permanecer a mesma, a série deu a criadora Alice Oseman o espaço para expandir e aprofundar a história deste casal, tanto juntas quanto separadas.

Enquanto nos quadrinhos nós temos apenas alguns trechos de Tara contando como foi para ela se assumir, ou como é a vida na casa de Darcy, na série tivemos episódios inteiros com o ponto de vista delas em destaque.

Na primeira temporada, Tara fala sobre como se assumir lésbica é difícil quando as pessoas já têm uma expectativa sobre você e sobre a sua vida. Ela expõe para Darcy que mesmo amando o relacionamento que as duas construíram, ela ainda tem medo de como as pessoas vão enxergá-la.

Já na segunda temporada, vemos que Darcy não tem a vida tão leve e divertida quanto faz parecer para os seus amigos. No episódio 7, descobrimos que ela não saiu do armário para a sua mãe, e que na verdade nem planeja fazer isso pois sua mãe é extremamente agressiva e pode colocar sua vida em perigo caso descubra sua sexualidade.

As duas personagens são bem mais complexas na série, mas esse contexto adiciona tanto ao enredo da TV quanto ao enredo dos quadrinhos.

SEMELHANÇA 2: TARA É A RAINHA DA INICIATIVA

Uma parte que ficou do relacionamento das duas personagens é a Tara sempre sendo a primeira a tomar as rédeas das situações. Ela quem pediu Darcy em namoro nos quadrinhos, já na série ela quem falou “eu te amo” primeiro.

Mas isso não quer dizer que ela é a única que demonstra sentimentos! Darcy sempre a surpreende com a forma que demonstra carinho, e por isso é tão lindo ver o relacionamento das duas florescendo.

 

 

DIFERENÇA 2: CADÊ A TARA FAZENDO BALÉ?

Esse hobby da Tara apareceu em um flash durante a segunda temporada. Mas piscou, perdeu! Já nos quadrinhos, ele é mencionado mais vezes, principalmente nos volumes mais recentes lançados pela autora. Será que veremos mais da Tara bailarina na série?

Uma informação fofa é que a cena em que o balé aparece na série é inspirada em uma história curta presente no Almanaque Heartstopper, que conta o dia em que Tara pediu Darcy em namoro. Mais uma vez, a adaptação ~de milhões~.

 

SEMELHANÇA 3: APARÊNCIA FÍSICA

 Falando em adaptação de milhões, não dá pra não mencionar o quanto Kizzy Edgell e Corinna Brown parecem ter saído diretamente dos desenhos de Alice Oseman! Kizzy tem um visual mais andrógino que é a cara de Darcy, além de usar com frequência o cabelo loiro descolorido – a marca registrada da personagem, segundo a sua descrição no Almanaque Heartstopper.

Já Corinna Brown também tem o estilo e os cabelos ao seu favor na hora de interpretar Tara. Parece até que as tranças que a atriz usou na segunda temporada serviram de inspiração para a sua personagem no quinto volume dos quadrinhos! A arte imita… a arte?

‘Heartstopper’ é uma série tão fiel ao seu material original que existem até mais semelhanças entre essas personagens do que diferenças. As diferenças são coisas que deixam Tara e Darcy mais interessantes, e deixam nós, os leitores, com ainda mais vontade de ler os quadrinhos ou assistir à série!

Não deixe de seguir Lesbocine em todas as redes sociais para mais novidades sobre Tara, Darcy e Heartstopper.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *