Noivas e rivais: casal lésbico pode se enfrentar nas Olimpíadas de Inverno de 2026ivem uma dinâmica real que reflete o fenômeno Heated Rivalry nas olimpíadas de inverno de 2026
por Maxine Pereira
Desde a popularização da série de Heated Rivalry, adaptação dos romances Game Changers, de Rachel Reid, que acompanha a história de dois jogadores de hóquei de gelo que são rivais no gelo e amantes fora dele, a relação entre Kjellbin e Savolainen, passou a chamar atenção nas redes sociais, a rivalidade entre elas acontece dentro de uma relação estável, as duas são noivas desde 2024.
As atletas se conheceram por volta de 2019, quando atuavam na Swedish Women ‘s Hockey League (SDHL), a principal liga feminina da Suécia. A convivência no esporte deu inicio a um relacionamento que se consolidou ao longo de cinco anos, até o anúncio do noivado.

Atualmente, Kjellin e Savolainen defendem equipes diferentes na PWHL (Liga Profissional de Hóquei Feminino da América do Norte), A sueca joga pelo Toronto Sceptres, enquanto a finlandesa integra o elenco do Ottawa Charge. Mesmo em lados opostos, as jogadoras afirmam que conseguem separar a vida pessoal da competição profissional.
Em entrevista sobre o relacionamento ao jornal Ottawa Citizen, Savolainen já disse que, no gelo, não importa quem esteja na frente: ‘’Se for ela, eu vou bater nela, depois a gente resolve fora de campo’’.
Rivais Olímpicas
Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milan-Cortina 2026, as duas estaram em seleções diferentes, Anna Kjellbin representará a Suécia e Ronja Savolainen defenderá a Finlândia. As duas equipes não se enfrentaram na fase de grupos, mas um confronto direto pode acontecer nas fases eliminatórias ou na disputa por medalhas.

Quem são elas ?
Anna Kjellbin, de 31 anos, é natural da Suécia e atua como defensora, começou a patinar aos quatro anos e construiu uma carreira longa e sólida no hóquei de gelo europeu, evoluindo na liga sueca e se destacando com títulos e participações internacionais. Ela foi selecionada pelo Toronto Sceptres no draft de 2024 e continuou sua trajetória profissional no Canadá, fará sua estreia nos jogos olímpicos de 2026 após ter conquistado ouro no Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2012.

Ronja Savolainen, de 28 anos, é finlandesa e joga atualmente no Ottawa Charge, conhecida pela sua agressividade e habilidade defensiva, com experiência em campeonatos mundiais e grandes competições internacionais. Antes de ir para a liga norte-americana, ela brilhou com a camisa do Luleå, na liga sueca, e consolidou seu nome como uma das líderes da seleção finlandesa.

Foto em destaque: Radio-Canada