O coletivo baiano busca empoderar mulheres sambistas a participarem não apenas como vocais, mas como um todo no samba
Por Vitória Vasconcelos
Formado por mulheres LGBTQIAP+ e com parcerias de peso na sua história, o grupo Sambaiana se tocou no Palco Global Village, do Rock in Rio, nesta quinta-feira, 19. A apresentação foi parte de um documentário que acompanha o grupo e as suas integrantes, e também contará com a presença de Ivete Sangalo, Alinne Rosa e Margareth Menezes.
O coletivo musical feminino teve sua origem em Salvador, Bahia, e possuem em sua composição Grace Profeta (voz e percussão), Ju Moraes (voz e percussão), Lalá Evangelista (percussão), Marília Sodré (violão e voz), Marcinha BB (percussão) e Rayra (voz e cavaco).
Para o Sambaiana, as mulheres não devem se restringir apenas aos vocais durante as rodas de samba, mas participem delas como um todo e em todos os seus instrumentos. A apresentação em um dos maiores festivais de música do Brasil ocorreu no Palco Global Village, que é uma alusão ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais belos do mundo.
A apresentação foi um momento único e especial, não apenas para as musicistas, mas também para o público, que ficou envolvido pela musicalidade do coletivo e pela potência de cada voz e som de cada instrumento ali presente.
Foto em destaque: Reprodução: Instagram/@sambaiana