Festival destaca a força do fandom e das narrativas lésbicas, mas resultado final deixa sentimento agridoce
Por Laura Magro e Rayanne Tovar
A cerimônia de encerramento do Rio WebFest 2025, realizada nesta segunda-feira, 1º, na Cidade das Artes, reuniu um público apaixonado e trouxe para o centro das atenções diversas produções sáficas indicadas às principais categorias. Mesmo com poucas vitórias nesta edição, a noite reforçou a potência e o impacto das narrativas lésbicas no audiovisual brasileiro.
Logo no início da programação, durante o tradicional tapete azul, fãs aguardavam animadas a chegada das atrizes e equipes responsáveis por algumas das séries mais queridas do público.
O fandom de “XEQUE MATE” chamou atenção pela empolgação: cada integrante do elenco era recebida com gritos e aplausos, mas ninguém superou o impacto da chegada de Sofia Starling, intérprete de Giovanna Torres. Assim que a atriz chegou no evento, um coro de “Premiada!” tomou conta do espaço, uma celebração espontânea pelo prêmio de Voto Popular – Personalidade, conquistado por ela na cerimônia de abertura.
Pouco depois, foi a vez da equipe da Boleia Produções chegar com os elencos de “Depois da Meia-Noite” e “Quem Vai Ficar com Clara?”. O carinho entre atrizes e fãs era tanto que ambas permaneceram atendendo e fotografando com absolutamente todas as pessoas, até que a produção do festival precisou pedir para que seguissem para o teatro, já que a cerimônia estava prestes a começar. O público aguardava especialmente Amanda Simão e Priscila Reis, protagonistas do novo casal da 3ª temporada, Alice e Clara, respectivamente.

Poucas vitórias, muitas indicações
Embora o ano tenha sido forte para narrativas sáficas, o número de prêmios conquistados não correspondeu as expectativas. Entre diversas indicações importantes, apenas duas categorias tiveram vencedoras lésbicas:
- Melhor Créditos Iniciais e Finais: XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Elenco (Drama): Depois da Meia Noite – 2ª Temporada
Confira todas as indicações:
- Melhor Atriz (Comédia): Priscila Reis – Quem Vai Ficar Com Clara
- Melhor Série (Drama): Depois da Meia Noite – 2ª Temporada; Não Costumo Me Apaixonar Por Telefone
- Melhor Roteiro (Drama): Depois da Meia Noite – 2ª Temporada
- Melhor Direção (Drama): Não Costumo Me Apaixonar Por Telefone
- Melhor Atriz (Drama): Jéssica Lígia – Depois da Meia Noite – 2ª Temporada; Luciana Vendramini – Não Costumo Me Apaixonar Por Telefone
- Melhor Elenco (Drama): Depois da Meia Noite – 2ª Temporada
- Melhor Série (Ação): XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Direção (Ação): XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Atriz (Ação): Sofia Starling – XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Elenco (Ação): XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Videocast: Muitas Camadas
- Melhor Apresentadora em VIdeocast: Joana Mendes – Muitas Camadas
- Melhor Incentivo a Produção DIgital Carioca: O Que Não Falamos
- Melhor Créditos Iniciais e Finais: XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Ideia Original: Quem Vai Ficar Com Clara?; Não Costumo Me Apaixonar Por Telefone
- Melhor Produção: XEQUE MATE – 2ª Temporada
- Melhor Websérie Brasileira: Depois da Meia Noite – 2ª Temporada; Não Costumo Me Apaixonar Por Telefone; XEQUE MATE – 2ª Temporada
O resultado final trouxe um sentimento agridoce para quem acompanha de perto as produções sáficas: alegria ao ver tantas séries que representam mulheres que amam mulheres ocupando espaço em um dos principais festivais de webseries do mundo. Mas também frustração por apenas duas categorias terem premiado produções lésbicas, especialmente em contraste com a edição anterior, marcada por diversas vitórias, incluindo o principal prêmio de Melhor Websérie Brasileira.
Ainda assim, o impacto, a mobilização e o carinho do público mostraram que as narrativas sáficas seguem mais vivas do que nunca. O Lesbocine seguirá acompanhando, apoiando e celebrando cada conquista. Que nas próximas edições do Rio WebFest, a lista de indicadas e vencedoras continue crescendo e que mais histórias lésbicas sigam encontrando o reconhecimento que merecem.
Foto em destaque: Laura Magro/Lesbocine



































