Situada em Natal, Rio Grande do Norte, “SEPTO“ destaca-se como a primeira websérie a ser ambientada e produzida no Nordeste do Brasil. Criada por Alice Carvalho, a série é composta por três temporadas, a trama gira em torno da vida de Jéssica Borges (Alice Carvalho), uma talentosa triatleta que vive sob a pressão dos sonhos de seu pai, que almeja vê-la competindo nas Olimpíadas. No entanto, cansada de estar presa nessa exaustiva rotina e de lutar para se encaixar em um molde que não a representa verdadeiramente, Jéssica cruza o caminho de Lua (Priscilla Vilela), uma mulher de espírito livre que a ajuda a enxergar que a vida pode ser moldada de acordo com seus próprios desejos.
“SEPTO” é uma série que apresenta muitos aspectos que a tornam especial. Um deles é o enredo, que foge dos padrões habituais das histórias LGBTQIA+, nas quais a jornada de autoconhecimento está intimamente ligada à sexualidade dos personagens. Em “SEPTO”, a protagonista vivencia uma história de descoberta pessoal que se concentra em outras particularidades de sua vida, como família, relacionamentos e luto. Temos a oportunidade de acompanhar uma personagem que, após viver por anos sob as expectativas de seu pai, confronta-se com a morte e precisa compreender sua própria identidade.
O mais fascinante ao acompanhar essa trama é observar como essas relações complexas são construídas, seja entre pai e filha, namoradas ou simplesmente entre pessoas. Afinal, nossa vida é construída com base em interações e situações, e o que realmente importa é como reagimos diante dos desafios que encontramos. E “Septo” faz isso de maneira esplendorosa.
Além do roteiro, outro ponto importante é a performance de Alice Carvalho, que captura de maneira impressionante a complexidade dos sentimentos vivenciados pela personagem. Ao interpretar Jéssica, a atriz consegue materializar de forma vívida os desafios enfrentados pela protagonista. Desde lidar com as expectativas do pai até enfrentar a batalha contra o câncer, passando pela descoberta desse novo amor e pelo luto constante da mãe. É notável como Alice Carvalho mergulha na profundidade da personagem, transmitindo com maestria a dor, a esperança e a vulnerabilidade presentes em Jéssica. Sua entrega emocional é tocante, e sua capacidade de expressar os sentimentos mais íntimos da personagem, através de suas expressões faciais, nuances de voz e gestos delicados, ela consegue estabelecer uma conexão profunda com o público.
A qualidade técnica de “SEPTO” também merece destaque, impulsionando-a a receber prêmios e reconhecimento tanto em território nacional quanto em eventos internacionais. A série mantém uma notável coesão, apesar de cada episódio ser dirigido por uma pessoa diferente, preservando a linearidade narrativa e transmitindo de forma eficaz sua mensagem por meio de escolhas técnicas acertadas.
A sinergia entre roteiro, direção e elenco, rendeu a “SEPTO” inúmeras indicações e prêmios, reafirmando sua importância na representatividade feminina e nordestina, e destacando a necessidade de valorizar diferentes sotaques e perspectivas nos produtos audiovisuais nacionais. Além de ser disponibilizada através do canal Brasileiríssimos no YouTube, a websérie conquistou licenciamento na REVRY, plataforma de streaming original de Los Angeles (EUA), reforçando o reconhecimento e a projeção internacional dessa produção.