A programação exibirá o ícone sáfico “Garota Infernal”, dentre outros filmes com personagens sáficas, como o “O Doce Vampiro”
Por Lesbocine
O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a aguardada mostra Mestras do Macabro: As cineastas do horror ao redor do mundo, a partir desta quinta-feira, 20 de março, e segue com a programação até 21 de abril. A mostra reúne 28 filmes de horror dirigidos por mulheres de diferentes partes do planeta, sendo cinco destes realizados por cineastas brasileiras. A entrada para todas as exibições e atividades será gratuita, uma oportunidade imperdível para explorar as inovações e a riqueza desse universo cinematográfico.

Com curadoria de Beatriz Saldanha, a mostra propõe um panorama histórico do gênero de horror, com títulos realizados entre 1971 e 2023. Sobre a relevância da mostra, a curadora relata “Quando se fala em cinema de horror, todos os fãs conhecem na ponta da língua nomes como George Romero, Wes Craven e John Carpenter, mas se perguntássemos ‘e qual a sua diretora favorita de horror?’, muitas pessoas teriam dificuldade em responder. Existe uma história do horror formada por cânones e por muitos anos as mulheres estiveram à margem dela. Um dos principais objetivos dessa mostra é trazer à luz diretoras que fizeram e estão fazendo filmes de horror tão bons quanto os clássicos que todo mundo adora, deixando evidente que mulheres também podem ser consideradas mestras do macabro.”
Além das projeções, o público também poderá participar de debates e sessões comentadas com algumas das cineastas e especialistas em cinema, promovendo uma análise profunda das obras e de como o gênero tem sido moldado pelas perspectivas femininas. Entre os destaques, está um curso ministrado pela própria curadora Beatriz Saldanha, que oferece uma visão crítica e detalhada sobre a produção feminina no universo do horror.

Entre os filmes selecionados para exibição, há grandes obras que ajudaram a consolidar o Horror como um gênero fértil para abordagens complexas e críticas sociais. A estreia da mostra, no dia 20 de março, é marcada pela exibição de “Quando Chega a Escuridão” (1987), de Kathryn Bigelow, um dos maiores nomes do gênero. Outros títulos marcantes incluem “Desejo e Obsessão” (2001), da diretora francesa Claire Denis, e “O Babadook” (2014), de Jennifer Kent, um dos filmes mais aclamados da última década.
Ao promover Mestras do Macabro, o CCBB São Paulo reafirma o papel do cinema como um espaço essencial para experimentação artística e reflexão social, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição das mulheres no cenário cinematográfico global. A mostra não apenas celebra as mulheres por trás das câmeras, mas também contribui para a mudança na forma como o gênero é visto, tanto na crítica quanto no imaginário coletivo.
A programação completa pode ser encontrada no site do CCBB.
Foto em destaque: Reprodução