No final da manhã desta segunda, 5, a Academia Brasileira de Cinema anunciou que “Marte Um” será o representante do Brasil para concorrer na categoria de Filme Internacional no Oscar.
O longa teve sua estreia em janeiro, no Festival de Sundance, um dos maiores eventos do cinema independente, e chegou aos cinemas brasileiros em agosto.
O filme esteve pré-selecionado com outras 27 produções. Depois, “Marte Um” disputou ao lado de seis filmes finalistas a preferência dos votantes.
“A escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, disse Bárbara Cariry, presidente da comissão da Academia Brasileira de Cinema.
Sobre o longa: A trama segue uma família negra da periferia de Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que elegeu um presidente de extrema-direita. A filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Você confere abaixo os cinemas quais Marte Um está sendo exibido atualmente. Com a escolha de representar o Brasil, o importante agora é garantir a distribuição internacionalmente.
Trailer