Por Jaci Lira
Conhecer novos artistas e descobrir músicas com letras que nos causam identificação, perfeitas para embalar momentos especiais, é uma das coisas preferidas das apaixonadas por música.
Em comemoração ao Mês da Visibilidade Lésbica, o Lesbocine separou cantoras e um duo das 5 regiões do Brasil para você conhecer e adicionar às suas playlists.
Vem conferir!
A guitarrada é conhecida por suas melodias cativantes e ritmo dançante, muitas vezes acompanhadas por letras que celebram a cultura local, tradições e experiências da região amazônica. De Belém do Pará, o duo formado pelas instrumentistas Beá e Renata traz, definido por elas mesmas, um pop alternativo e quente. O som das manas tem base de guitarra, synths, lambada e até mesmo brega, tudo isso misturado ao sotaque paraense. “Desapego”, uma das músicas de Guamaense, álbum de estreia do duo, é extremamente dançante, daquelas que tu não quer tirar do repeat.
A soteropolitana carrega toda a sonoridade característica da Bahia. Marcia iniciou sua carreira aos 16 anos de idade. Em 2006, venceu o Braskem de Cultura e Arte, o que garantiu a gravação de seu primeiro álbum, intitulado PECADINHO. Em 2008, mudou-se para São Paulo, onde mora até hoje. A cantora é casada com Nanda Lírios e é mãe de Maria Flor, fruto de fertilização in vitro (FIV). Entre suas colaborações, estão grandes nomes do axé, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes. Em junho deste ano, a artista lançou o EP Pipoca Junina, Vol. 1, onde exalta a cultura nordestina. No Spotify, uma de suas músicas mais ouvidas é “Na Menina dos Meus Olhos”, colaboração com Mayra Andrade.
A carioca Karla da Silva canta o samba raiz do Rio de Janeiro, tendo sua trajetória iniciada em bares da Lapa. A cantora foi semifinalista da primeira edição do The Voice Brasil, em 2012. Por meio do Festival Natura Musical, Karla atuou ao lado de grandes nomes do cenário musical brasileiro, como Gal Costa, Milton Nascimento e Emicida, e Elza Soares a definiu como “uma voz que levou cores pra uma cidade bruta”. A cantora tem 3 álbuns e 1 DVD lançados, e está com um álbum em processo de produção. “Duas Meninas” talvez seja uma das músicas que mais apresente as características de Karla Silva.
Nascida em Florianópolis (SC), Maria Beraldo é cantora, compositora e clarinetista. A artista faz parte da banda do músico Arrigo Barnabé e em 2018 gravou os clarinetes e clarones do álbum Deus é Mulher, de Elza Soares. Transitando entre o MPB, pop e alternativo experimental, em seu álbum de estreia, “Cavala”, Maria nos traz músicas com letras sobre a descoberta da sexualidade e afirmação da identidade. Em 2020, Maria regravou “Divino Maravilhoso”, música eternizada na voz de Gal Costa, para a trilha sonora de As Five, série do Globoplay, spin-off de Malhação: Viva a Diferença. Em “Amor Verdade”, música do álbum Cavala, a artista afirma com simplicidade a identidade de uma mulher que gosta de mulheres.
Cantora e compositora com mais de 20 anos de carreira, Ellen Oléria é uma figura que cativa os corações do seu público com sua voz poderosa e presença magnética. Com uma carreira musical que transcende gêneros, ela se destaca por sua habilidade de mesclar elementos do samba, MPB, reggae e soul, criando uma sonoridade única e envolvente. Sua autenticidade e paixão pela música ressoam em cada performance, tornando Ellen Oléria uma artista que não apenas entretém, mas também inspira e provoca reflexões em seus ouvintes.
Escute a playlist “Lesbiandades & Latinidades”: