Festival do Rio volta para sua 26ª edição e traz a exibição de mais de 250 obras nacionais e estrangeiras

Entretenimento Filmes Notícias

Dentre os longas LGBTQIAPN+ selecionados para serem exibidos, “Assexybilidade”, de Daniel Gonçalves, estará em cartaz

Por Fernanda Oliveira

O Festival do Rio, o maior encontro de cinema da América Latina, está de volta à cidade do Rio de Janeiro em sua 26ª edição, que será realizada entre os dias 3 e 13 de outubro. O público terá a oportunidade de conferir mais de 250 produções audiovisuais, nacionais e internacionais, incluindo obras que destacam as narrativas LGBTQIAPN+.

Entre as produções, está o documentário “Assexybilidade”, de Daniel Gonçalves, que aborda a sexualidade de pessoas com deficiência , buscando desmistificar o tabu do sexo. O filme explora a pluralidade de experiências sexuais e como o capacitismo constrói uma visão errônea em relação às vivências dessas pessoas.

O evento contará com uma sessão de abertura apresentando “Emilia Pérez”, filme musical de comédia criminal, de Jacques Audiard, multipremiado no Festival de Cannes. Enquanto no encerramento, o festival exibirá “Maníaco do Parque”, dirigido por Maurício Eça, o filme é baseado na investigação dos crimes cometidos por um dos maiores serial killers do Brasil.

O retorno do festival traz mais de 250 produções audiovisuais nacionais e internacionais para o público / Imagem: Reprodução: Festival do Rio

Ambas as exibições acontecerão no Cine Odeon, inaugurado em 1926. O cinema, que já foi palco de grandes festivais, é um importante marco da cultura cinematográfica brasileira e faz parte da memória cultural da cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2015, o espaço foi reaberto após reformas significativas e atualmente funciona como centro cultural, que também será palco de sessões populares do festival, seguidas de debates.

O Festival do Rio será realizado em 12 cinemas, totalizando 22 salas e mais de 3.000 lugares, destacando sua importância no circuito de cinema brasileiro. O evento acontecerá em locais como o Cine Santa, Cinesystem Botafogo, Estação NET Gávea, Estação NET Rio, Kinoplex São Luiz e Reserva Cultural Niterói, entre outros. Para ampliar a exibição, o festival também contará com salas na Zona Norte do Rio de Janeiro, incluindo o Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (no Complexo do Alemão) e Ponto Cine Guadalupe.

Logo do “Festival do Rio” / Imagem: Reprodução: Festival do Rio

Além do Festival, a cidade do Rio também sediará o RioMarket, evento de mercado do Festival do Rio, localizado no Armazém da Utopia, no Cais do Porto. O evento contará com a participação de especialistas do setor audiovisual, como Caio Blat, José Oliveira (Boninho), Vanessa Giácomo, entre outros. Com o intuito de promover debates e workshops, o principal objetivo é desenvolver novas estratégias e contribuir para o crescimento das produções nacionais.

Todas as informações sobre o festival, inscrições de workshops, programação e valores de ingressos estão disponíveis nos sites www.festivaldorio.com.br e www.riomarket.com.br.

Foto em destaque: Fernanda Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *