Há quase uma década sendo marco na luta política pela comunidade, o Ocupa Sapatão RJ trará na sua nona edição a vivência da vereadora Marielle Franco como permanência “sapatona nos territórios”
por Vitória Vasconcelos
Considerada uma das maiores articulações políticas em prol das lésbicas no país, o Ocupa Sapatão RJ, realizará uma mobilização em torno da trajetória da vereadora Marielle Franco. O ato, que ocorre desde 2017, ocupará a Cinelândia, Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 29.
Em sua nona edição, o Ocupa, que ao longo de quase uma década se consolidou como um movimento de denúncia, memória e produção, reitera-se como um território politizado na luta contra o apagamento lésbico. Por conta disso, traz Marielle, uma das primeiras parlamentares a pautar a visibilidade da comunidade na política institucional, como farol para este ano.
Em 2025, a atividade reunirá movimentos ativistas e sociais, artistas, coletivos, organizações e a comunidade para reafirmar a memória, os afetos e a resistência entre mulheres lésbicas. Além de trazer o mote, frase que orienta um ato político, “Por Marielle e por todas nós: memória, luta e permanência sapatona nos territórios. Reunir nossas histórias, resistências e afetos em torno da memória de Marielle é costurar, com dignidade e coragem, o fio da nossa luta sapatona, contra o apagamento, pela vida e pela permanência em todos os territórios.”

Marielle Franco
Comumente se descrevendo como “mulher, negra, mãe e cria da favela”, a vereadora, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-RJ), Marielle Franco dedicou sua vida e seu tempo à defesa de grupos socialmente oprimidos e minorias. Com desejo de mudança e melhorias dos direitos humanos, Marielle foi uma das primeiras parlamentares a pautar a comunidade lésbica, a qual fazia parte, dentro da política insitucional.
Sendo a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro em 2016, Marielle Franco é reconhecida ainda hoje pela sua carreira política, formulação de Projetos de Leis (PL) e pautas pela defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e das mulheres pretas.
Ocupa Sapatão RJ
O Ocupa Sapatão surgiu como resposta direta à lesbofobia institucional e à ausência histórica de políticas públicas voltadas para as vivências lésbicas. Teve seu marco inicial na rejeição do Projeto de Lei da Visibilidade Lésbica, em 2017, pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, episódio que escancarou a violência simbólica e legislativa sofrida por essa população.
Serviço
Ocupa Sapatão 2025
Data: sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Horário: das 18 às 22 horas
Local: Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro
Mote do evento: “Por Marielle e por todas nós: memória, luta e permanência sapatona nos territórios. Reunir nossas histórias, resistências e afetos em torno da memória de Marielle é costurar, com dignidade e coragem, o fio da nossa luta sapatona, contra o apagamento, pela vida e pela permanência em todos os territórios.”
Foto em destaque: Reprodução: Instagram/@ocupasapataorj