CARNAVAL SEM B.O.: dicas de sobrevivência para curtir o feriado sem perrengues

Entretenimento Saúde

Reprodução: Pinterest

Por Marina Fiorani

O feriado mais animado do Brasil já está chegando com tudo, e o time do Lesbocine revelou seus segredos para curtir o Carnaval sem dor de cabeça – e, mais importante, com segurança!

DESLOCAMENTO

Sabe aquele momento no final do rolê em que o sol já está baixando, você já tá cansada e com a bexiga super apertada, só quer tomar um banho e deitar na cama, mas não consegue achar um jeito de voltar para casa? Não tem motorista de aplicativo, os táxis estão cobrando valores absurdos, sua bateria está acabando e não tem sinal pra olhar um mapa no celular. E aí?

Em muitas capitais, a maioria dos blocos tem a concentração ou dispersão próxima a alguma estação de metrô. Nossa dica é sempre estudar o trajeto do trio antes de sair de casa, para saber como voltar do rolê a hora que quiser e sem depender de carona. 

Os carros de aplicativo podem parecer uma boa opção, mas tenha sempre uma segunda alternativa em mente caso você não possa usar o celular, ou não queira pagar caro na corrida. Além disso, com o aumento da movimentação, acaba sendo mais difícil encontrar o motorista, e você pode se frustrar com as corridas canceladas. Procure sempre ter um plano B!

PROTEÇÃO TÉRMICA

O carnaval sempre acontece no verão, mas o Brasil tem enfrentado ondas de calor cada vez mais intensas nos últimos anos. Os cuidados normalmente são os mesmos que você deve tomar quando vai passar o dia em uma fila de show: hidratação, proteção solar, roupas frescas e atenção com a exposição ao sol.

Não, álcool não conta como hidratação*: quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior é seu efeito desidratante. Isso acontece porque o álcool age como diurético, ou seja, estimula a liberação de urina para liberar toxinas. Fora isso, o álcool também reduz a vasopressina, um anti-diurético que ajuda o corpo a reter água. Resumindo: as bebidas alcóolicas não promovem a hidratação, e ainda podem causar o efeito contrário, portanto não economize no consumo de água e ingira sempre que possível.

Protetor solar contra raios UV é indispensável! Vai só dar uma passadinha no bloco? Aplique protetor 20 minutos antes da exposição! Vai ficar no evento o dia todo? Reaplique a cada duas horas. Fez tatuagem recentemente? Esteja ainda mais atenta com os cuidados! Além das queimaduras serem desconfortáveis e deixarem marcas no corpo, evitá-las pode prevenir doenças de pele e danos a longo prazo. 

Sabe aquele boné velho que sua tia trouxe de viagem quando você era pequena? Ou aquela viseira colorida que veio de brinde em algo que você comprou, e que você jurava que nunca ia usar? Confia em mim, você não vai se arrepender de levá-la com você para debaixo do sol. Ter insolação não é bom e literalmente ninguém gosta.

SEGURANÇA 

Nada de consumir bebidas que vieram abertas! Aceite somente consumíveis lacrados, e evite deixar seu copo ou garrafa sem tampa quando for se deslocar e perdê-lo de vista. Mesmo deixar sua bebida com uma amiga para ir ao banheiro pode ser perigoso se vocês estiverem distraídas, então esteja atenta naquilo que vai consumir. 

 

Independente da programação, aproveite as dicas para se divertir com responsabilidade e lembre-se que não é não!

Fonte: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6286152/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *