Original Globoplay produzido pelos Estúdios Globo concorre na categoria de Melhor Telenovela
Por Marina Fiorani
Escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, a novela Original Globoplay “Guerreiros do Sol” é a nova finalista na categoria Melhor Telenovela no Rose d’Or Awards, uma das mais importantes premiações do entretenimento mundial. Com direção artística de Rogério Gomes, a novela é inspirada na história de Lampião e Maria Bonita, e de outros casais cangaceiros do nordeste brasileiro. Na trama, Alice Carvalho e Alinne Moraes dão vida a Otília e Jânia, casal que, segundo Alice, é um símbolo de coragem, representatividade e reconstrução de imaginários.

“Estamos muitíssimo felizes pela indicação ao Rose D’or, um prêmio importante que tem um olhar sensível e plural sobre os conteúdos audiovisuais de todo o mundo. “Guerreiros do Sol” é uma história de amor genuína que só poderia se passar na geografia do Sertão do Brasil, mas que também lança luz sobre temas universais, como o embate entre o arcaico e o moderno”, comemorou o autor. A novela, produzida pelos Estúdios Globo, disputa o título com as produções alemã “Crystal Wall”, britânica “EastEnders”, turca “Eshref Ruya”, belga “Life Happens” e espanhola “Valle Salvaje”.
A Globo já ganhou o prêmio de Melhor Telenovela no Rose d’Or Awards anteriormente com “Órfãos da Terra”, em 2019; e já foi finalista outras três vezes com os títulos “Todas as Flores” (2023), “Pantanal” (2022) e “Bom Sucesso” (2020). “É uma alegria ver que nosso trabalho, nascido aqui no Brasil, atravessou fronteiras. Quando a gente se aprofunda de verdade em temas locais, descobre que eles falam uma língua universal e conseguem tocar o público em qualquer canto do planeta”, comenta Sergio Goldenberg, reforçando o coro sobre a universalidade da obra. “Espero que “Guerreiros do Sol” siga viajando, levando a nossa cultura para o mundo”.
Organizada pelo European Broadcasting Union, a cerimônia de premiação acontece em Londres, no dia 01º de dezembro.
Foto em destaque: Reprodução/Globoplay