Para as amantes de ficção científica, Reverse 4 You, Reverse with Me e Stuck with Me são obras da autora Zezeho que exploram a viagem no tempo
Por Danielly Oliveira
Filmes ou séries sáficos que abordam temas fantasiosos ou científicos são bastante raros. É comum crescer assistindo Harry Potter, filmes da Marvel ou da DC e não se identificar com os personagens. Isso ocorre porque a sociedade, na maioria das vezes, pouco se concentra em representar o amor entre mulheres.
Felizmente, para dar orgulho à Cosima (Tatiana Maslany), nossa principal cientista em Orphan Black, esse cenário tem sido transformado pelas produções tailandesas GL (Girls’ Love). Esse tipo de série abre espaço para a criatividade e um novo mundo de possibilidades, onde as sáficas podem viajar no tempo e viver romances bem desenvolvidos. Esse movimento tem sido importante na expansão da representatividade LGBTQIA+, especialmente em gêneros como a ficção científica, onde a presença sáfica ainda é escassa.
A trilogia da autora Zezeho, composta por três novels distintas, explora diversas temáticas relacionadas à fantasia e ficção científica. A primeira série, Reverse 4 You, tem cativado muitas pessoas que, por um longo período, não se viam representadas nesses gêneros. As personagens Jattawa (Mae Methakarn) e P’Four (Christine Gulasatree) são o ponto de partida dessa viagem no tempo, repleta de química, de segredos e reviravoltas.
Sáficas com superpoderes
Já pensou no que faria se pudesse voltar no tempo por 10 minutos? Ou, melhor, se pudesse congelar aquele momento especial? No universo de Reverse 4 You, Jattawa tem esse poder, o que lhe permite resolver problemas do cotidiano, como evitar que algo caia em sua própria cabeça. No entanto, grandes poderes vêm com grandes responsabilidades, e mexer com o passado pode comprometer o futuro.
Além de Wa, sua irmã mais nova, Vivi (Natnicha Polsombat), também possui superpoderes. Ela pode prever o futuro e evitar tragédias, além de enxergar quem é a alma gêmea de Wa. A história entre as duas irmãs é uma construção mística, mas também humanizada, pois ambas tiveram que amadurecer cedo após a morte do pai. Elas precisam usar seus poderes para transitar entre passado e futuro, enquanto lidam com as dificuldades do presente.
P’Four, por outro lado, também enfrenta problemas familiares, mas tem uma boa condição financeira. Enquanto Wa utiliza seus poderes místicos para ajudar sua alma gêmea, P’Four usa seus recursos para apoiar Wa e Vivi em questões pessoais.
Em uma narrativa bem desenvolvida e com produção detalhista, a obra reconstrói o cenário da fantasia e da ficção científica sob uma nova perspectiva da mulher sáfica. Ou seja, essa representação de personagens LGBTQIAPN+ com superpoderes vai além do entretenimento: enfatiza o papel da mulher queer em um contexto que a coloca como protagonista – além de, nitidamente, valorizar também produções que fogem da cultura ocidental.
Reverse with Me e Stuck with Me: uma geração de sáficas com poderes
Além de Reverse 4 You, Zezeho expande o universo com duas sequências. Em Reverse with Me, a história se concentra na filha de Wa e P’Four, Karan (Natt Chokejindachai), uma neurocirurgiã que desenvolve um romance com Kliao Kleun (Pitchatorn), uma estudante de medicina.
Karan herdou os poderes de sua mãe e, em um determinado contexto, a médica precisa voltar ao passado para salvar uma vida, mas corre o risco de comprometer o futuro – além de haver questões éticas para serem discutidas.
Mais uma vez, Zezeho utiliza a ficção científica para contar histórias de personagens sáficas em um contexto onde o poder e a responsabilidade caminham lado a lado. Essas narrativas são um reflexo de uma perspectiva em que o romance LGBTQIAPN+ explora questões além do usual como aceitação da família, problemas com a autodescoberta e preconceito.
A trilogia se completa com Stuck with Me, que ainda não tem elenco confirmado. Nessa obra, a narrativa gira em torno da segunda filha de Wa e P’Four, que também possui o poder de parar o tempo por 10 minutos. O romance entre Maitree e ManMek – duas atuantes na área jurídica – promete trazer muito mistério e tensão. As questões profissionais adicionam um novo nível de complexidade emocional à trama, e as questões de poder e controle do tempo podem resultar em reviravoltas bastante dramáticas.
Como assistir Reverse 4 You?
A série já está disponível na Netflix, com novos episódios todas as terças-feiras. Já Reverse with Me ainda não foi lançada, mas é possível conhecer melhor o elenco por meio da entrevista realizada pelo Lesbocine no YouTube. Quanto a Stuck with Me, a produção ainda não tem elenco confirmado, mas o público sáfico pode esperar por mais dramas, reviravoltas e muita ficção científica.
Foto em destaque: Reprodução: Instagram/@Kantanamotionpictures