Yuri: um gênero em ascensão de animes e mangás

Anime E Mangá Entretenimento

Por Bárbara Faria

O universo dos animes (e mangás) está ganhando cada vez mais popularidade no mundo ocidental. Isso fica evidente através de um público em constante diversificação. Existem produções para todos os gostos, e hoje vamos falar sobre uma delas em particular.

Os animes (e mangás) conhecidos como “yuri” têm como tema central ou paralelo relacionamentos entre duas mulheres, na maioria das vezes de natureza romântica. Esses relacionamentos podem ser explorados de diversas maneiras.

Antes de abordarmos esses tipos de obras, é importante mencionar o mercado de trabalho. De modo geral, é perceptível que as mulheres estão ganhando espaço em diversas áreas, e a indústria das produções asiáticas não é exceção. Muitos animes/mangás yuri foram escritos por homens, com o intuito de atingir principalmente o público masculino. Podemos afirmar, portanto, que as obras escritas por mulheres nesse ramo são recentes, e, consequentemente, não possuímos um grande acervo de trabalhos femininos.

Infelizmente, como era de se esperar, as obras feitas por homens e para homens acabam reproduzindo, em muitos casos, pensamentos misóginos e até mesmo LGBTfóbicos. Outra característica comum nessas produções visuais e literárias é a presença frequente de Ecchi, um termo japonês utilizado para definir obras que possuem uma alta dose de sexualização, principalmente do corpo feminino. Portanto, é um tanto difícil encontrar obras que escapem desse padrão sexista. Atualmente, com o surgimento de obras escritas por mulheres, tornou-se relativamente mais fácil encontrar trabalhos de melhor qualidade.

Retomando os tipos de animes e mangás, alguns deles não apresentam cenas de beijo ou outras demonstrações diretas de afeto romântico, tornando a classificação como yuri um tanto subjetiva. Um exemplo seria “Madoka Magica”, que alguns consideram como yuri e outros não, já que não há uma confirmação explícita de um relacionamento romântico, apenas indícios. Muitas obras seguem um estilo mais voltado para a demonstração emocional do romance entre duas personagens, ao invés de demonstrações físicas. No entanto, outros são mais fáceis de classificar justamente por exibirem essas demonstrações de afeto, como “Bloom Into You”.

De maneira geral, o crescimento da indústria de animes e mangás yuri traz consigo uma ampla variedade de narrativas e personagens que exploram os relacionamentos entre mulheres de formas diversas e envolventes. À medida que mais obras escritas por mulheres ganham destaque, espera-se uma maior representatividade e histórias mais autênticas no mundo do yuri. Isso oferece aos fãs do gênero uma gama mais ampla de opções, rompendo com os estereótipos sexistas e contribuindo para a diversidade e inclusão na mídia. Essa evolução é um passo significativo para que todos os públicos se sintam representados e valorizados, promovendo a diversidade e inclusão na mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *