Rio2C, Maior Encontro de Criatividade da América Latina, Acontece No Final de Maio

Entretenimento Filmes Release

Em sua sétima edição, o Rio2C reúne grandes nomes do audiovisual mundial na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, entre 27 de maio e 1º de junho. 

Por Lesbocine

Com o tema “The Edge of Perfection” (No Limiar da Perfeição), o evento promove palestras que exploram em profundidade temas como inovação tecnológica, novos modelos de negócios, inteligência artificial, diversidade nas telas, coproduções internacionais, estratégias de distribuição e os caminhos do setor em um cenário global em constante evolução.

Esther Garcia é um dos grandes nomes internacionais confirmados. Uma das figuras mais influentes do cinema espanhol, Esther está à frente da produtora El Deseo desde os anos 1980 e trabalhou nos principais filmes de Pedro Almodóvar, como “Tudo sobre minha mãe”, “Má educação”, “Volver”, “Fale com ela” e “A pele que habito”. A cineasta espanhola leva ao Global Stage, no Rio, sua trajetória na criação de um cinema autoral, ousado e profundamente comprometido com temas como identidade, diversidade e a condição humana.

Outro destaque da programação é o painel “A essência latina da criação: de Cem Anos de Solidão a Narcos”. Diego Ramírez Schrempp, produtor executivo de Narcos, Frontera Verde e Cem Anos de Solidão, e Camila Brugés, roteirista de destaque em Frontera Verde, Cometierra e na adaptação de Cem Anos de Solidão, discutem no Rio2C os elementos que tornam as narrativas latinas singulares, além das estruturas narrativas e estéticas que permitem uma conexão profunda com o público global.

Camila também participa da mesa “Além das palavras: a linguagem audiovisual das obras”, no palco Writer’s Room, ao lado da escritora Socorro Acioli. Juntas, compartilham seus processos criativos e os desafios e oportunidades encontrados nas adaptações literárias para o audiovisual.

A mesa “Caminhos para o Oscar” contará com os produtores argentinos Axel Kuschevatzky e Muriel Cabeza, de sucessos como O Segredo dos Seus Olhos. O painel abordará o crescimento da presença latino-americana nas grandes premiações e as estratégias para destacar narrativas locais no cenário internacional.

O evento também traz nomes de peso do entretenimento global, como Mary Livanos, executiva da Marvel Studios (WandaVision, The Marvels), e a diretora brasileira Gandja Monteiro (Wandinha, The Witcher), que discutem os bastidores da criação de universos ficcionais em grandes produções.

Já o roteirista e produtor Chris Brancato, criador de Narcos e Godfather of Harlem, participa com uma palestra sobre a construção de personagens complexos e apresenta em primeira mão detalhes de sua nova série, The Westies, focada em conflitos geracionais dentro de uma gangue irlandesa.

O futuro e a trajetória da televisão brasileira ganham destaque no painel “Boni e Boninho: o DNA do entretenimento brasileiro”. Em uma conversa inédita, pai e filho — dois ícones da TV — compartilham experiências, bastidores e reflexões sobre os caminhos do audiovisual no país. Boni, responsável por transformar a programação da TV Globo, e Boninho, criador de sucessos como Big Brother Brasil, discutem os desafios da indústria, a força da inovação e o impacto cultural da TV na vida dos brasileiros.

Outro grande nome da televisão brasileira também marcará presença no evento:  o painel SBT: do legado ao futuro aborda o atual momento da emissora após a era Silvio Santos. Daniela Beyruti, presidente do SBT, fala sobre a missão de preservar o DNA da empresa enquanto promove uma renovação estratégica para dialogar com novas gerações e hábitos de consumo. Ao lado dela, César Filho e Celso Portiolli refletem sobre o papel da emissora na formação da cultura popular brasileira e o futuro da TV aberta.

A representatividade ganha voz no painel Narrativas Queer no Cinema, com o ator Ícaro Silva e o artista Heduardo Carvalho, enquanto Raphael Montes e Bianca Comparato abordam a criação de vilões icônicos. Já no palco Writers Room, Juliana Rojas, Petra Costa e Marcelo Caetano discutem o cinema independente, e no painel de terror, Gabriela Amaral Almeida, Rodrigo Aragão e Igor Verde destacam o vigor do gênero no Brasil. 

 

Foto em destaque: Divulgação | Cidade das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *