O ano de 2023 foi marcado por avanços e desafios para a representatividade de personagens sáficas nos jogos de videogame. Por um lado, houve uma pequena quantidade de lançamentos importantes que contaram com protagonistas ou personagens secundárias que se identificavam como lésbicas, bissexuais ou pansexuais. Esses jogos representam uma conquista significativa para a comunidade LGBTQIAP+, que ainda luta por mais visibilidade e representatividade nos meios de comunicação. Por outro lado, é importante reconhecer que ainda há muito a ser feito. A representatividade de personagens sáficas ainda é minoritária nos jogos, e muitas vezes é tratada de forma estereotipada ou superficial. Nesta matéria, destacamos cinco jogos lançados em 2023 que abraçaram personagens sáficas para refletirmos sobre a importância de impulsionar e promover ainda mais a diversidade e a inclusão no mundo dos games.
Starfield (Xbox Series X e Series S, PC)
“Starfield” é um jogo de RPG de ação ambientado no ano de 2330, quando a humanidade já colonizou grande parte da galáxia. A jogadora assume o papel de uma exploradora espacial que pode escolher sua origem, aparência e habilidades. O jogo oferece um mundo aberto massivo para explorar, com mais de mil planetas para visitar. Apesar da possibilidade de criar uma personagem feminina e ter um romance com outras personagens, a trama amorosa não é o foco do jogo.
Coral Island (Xbox Series X e Series S, PlayStation 5, PC)
“Coral Island” é um jogo de simulação de fazenda ambientado em uma ilha tropical. A jogadora assume o papel de uma nova moradora que está tentando restaurar a beleza da ilha. As jogadoras podem cultivar plantações, criar animais, interagir com os moradores da ilha (podendo até casar) e defendê-la de monstros. É um jogo relaxante e envolvente que oferece uma experiência única, sendo perfeito para aqueles domingos chuvosos.
Baldur’s Gate 3 (Xbox Series X e Series S, PlayStation 5, PC)
“Baldur’s Gate 3” é um jogo de RPG de ação ambientado no cenário Forgotten Realms de Dungeons & Dragons. A jogadora assume o papel de um dos seis personagens jogáveis e deve explorar o mundo de Baldur’s Gate, completar missões e lutar contra inimigos. O jogo também apresenta um sistema de escolha durante os diálogos que permite às jogadoras tomarem decisões que afetam o curso da história, além da variedade de personagens que possibilitam uma opção de romance.
Sun Haven (PC)
“Sun Haven” é um jogo de simulação de fazenda de fantasia onde a jogadora assume o papel de uma exilada que está tentando construir uma nova vida para si. As jogadoras podem plantar, criar animais, pescar, minerar e explorar o mundo de Sun Haven. O jogo também apresenta um sistema de combate que permite às jogadoras defenderem sua fazenda de monstros e bandidos. Com a fama de Stardew Valley, está cada vez mais comum vermos o lançamento de jogos parecidos que apenas acrescentam alguma função e adicionam mais personagens.
Ten Dates (Nintendo Switch, Android, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S, PlayStation 5, PC)
O último jogo da nossa lista de hoje foge um pouco dos modelos mais tradicionais de jogos, chegando até a parecer um filme interativo. “Ten Dates” é um jogo de comédia romântica interativa em live-action. A jogadora assume o papel de Misha, uma millennial de Londres que vai a um evento de encontros rápidos com seu melhor amigo Ryan. Ao longo de dez encontros, as jogadoras terão a chance de conhecer melhor Misha e Ryan, bem como os outros participantes do evento. As decisões que as jogadoras tomarem afetam o curso da história e podem levar a um final feliz para ambos.
Apesar de não ter sido exatamente um ano com muitos lançamentos que envolvem personagens sáficas nos jogos, os presentes nesta lista valem a pena ser citados e até mesmo jogados. Comente se você acrescentaria mais algum! 🎮🌈