Premiado longa “Sem Coração” é o filme de abril da Sessão Vitrine Petrobras

Filmes Notícias

Vencedor do Félix de Melhor Filme LGBTQIA+ no Festival do Rio, filme codirigido por Nara Normande e Tião chega aos cinemas dia 18 de abril

Por Lesbocine

O longa-metragem “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, tem acumulado destaques entre os festivais nacionais e estrangeiro e chegará aos cinemas de todo o Brasil na próxima quinta-feira, 18. Em pelo menos 20 cidades de todo o país, o filme faz parte do projeto de distribuição coletiva financiado pela Petrobras Cultural, a Sessão Vitrine Petrobras, e chega com preços reduzidos, além de sessões especiais, debates e eventos com a presença dos diretores e da equipe de produção.

Para a produtora Emilie Lesclaux, a Sessão Vitrine Petrobras é um importante projeto para a distribuição de filmes nacionais, além de que seu modelo de funcionamento permite a formação de um público para a obra e democratização do acesso ao cinema autoral com ingressos que possuem valor acessível e uma ótima curadoria. “Estou feliz que a Sessão Vitrine tenha voltado em 2024 com a Petrobras, e que ‘Sem Coração’ faça parte dessa seleção”, celebra.

O filme teve sua estreia em âmbito mundial durante o Festival de Veneza em setembro de 2023 e, no mês seguinte, ocorreu sua primeira exibição no Brasil no Festival do Rio, vencendo também o Prêmio Félix de Melhor Filme e o Redentor de Melhor Fotografia.

O filme possui uma narrativa sensível e delicada que constroi um retrato da juventude alagoana repleto de complexidades / Foto: Divulgação: “Sem Coração”

Produzido por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan e Alberto Fasulo (Nefertiti Film), e distribuído e coproduzido pela Vitrine Filmes, a obra é uma extensão do curta-metragem de mesmo nome também dirigido e escrito por Nara e Tião em 2014.

Em seu elenco, temos a atriz Eduarda Samara (“Bacurau”), que vive a personagem que dá nome ao filme e retoma o papel na nova produção, além de Maeve Jinkings (“Pedágio”; “Aquarius”; “O Som ao Redor”), Erom Cordeiro (“A Divisão”; “DNA do Crime”), Maya Vicq e Kaique Brito.

O filme se passa no litoral de Alagoas, estado onde Nara Normande nasceu e cresceu. “A jornada da protagonista Tamara (Maya Vicq) é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos”, comenta a diretora.

Sessão Vitrine Petrobras

A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional.

Disponibilizando ingressos a preços reduzidos, a Sessão Vitrine já alcançou 250 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil, além de possuir uma rede de cinemas parceiros com mais de 20 cidades em, pelo menos, 15 estados e, através das plataformas digitais.

A Sessão Vitrine Petrobras é um projeto de distribuição coletiva financiado pela Petrobras Cultural / Imagem: Sessão Vitrine Petrobras

A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura.

A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. Segundo Silvia Cruz, “depois de seis anos, a Petrobras volta a adotar a Sessão Vitrine. Isso representa a retomada do olhar das políticas públicas para a cultura brasileira. É um indício de um novo capítulo do cinema brasileiro representado pela Sessão Vitrine, um catalisador da diversidade formal e temática do cinema feito no Brasil”.

Título:

“Sem Coração”

Sinopse: Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Ficha técnica:

Brasil-França-Itália (2023), 92 min, Cor, DCP, 2.39:1, 5.1

Dirigido e escrito por: Nara Normande e Tião

Produzido por: Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justin Pechberty, Damien Megherbi, Nadia Trevisan, Alberto Fasulo

Coproduzido e distribuído por: Vitrine Filmes

Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova

Diretor de Arte: Thales Junqueira

Montagem: Juliana Munhoz, Edu Serrano, Isabelle Manquillet

Produção Executiva: Juliana Lemes, Dora Amorim

Direção de Produção: Luiza Ramos

1ª Assistente de Direção: Laura Mansur

Figurinista: Preta Marques

Caracterização: Natie Cortez

Produção de elenco: Rafhael Barbosa

Som Direto: Lucas Caminha

Design de Som: Riccardo Spagnol, Gianluca Gasparrini

Mixagem: Gilles Bernardeau

Música Original: Tratenwald

Foto em destaque: Reprodução: “Sem Coração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *