O audiovisual brasileiro tem sido palco para a expressão de diversas vozes e perspectivas, incluindo as diretoras lésbicas, que trazem suas experiências únicas para a tela grande. Entre essas talentosas cineastas, destacam-se Nicole Gullane, Juh Almeida, Andrezza Czech, e Gabriela Dimello, que têm contribuído de maneira significativa para o enriquecimento da produção audiovisual do país.
Nicole Gullane
Nicole Gullane é uma diretora que não tem medo de explorar narrativas sinceras e autênticas. Seu curta-metragem “Bem-vinda de Volta” captura a essência de histórias LGBTQIAP+ com sensibilidade. Seu projeto de longa-metragem, “Eu Só Queria que Você Soubesse” é resultado de uma pesquisa sobre histórias de amor entre mulheres LGBTQIAP+, realizada desde 2017. O projeto que está em fase de desenvolvimento, foi selecionado no Festival Varilux e no Concurso de Roteiros do FRAPA, representando um testemunho de sua habilidade em trazer à tona narrativas significativas.
Juh Almeida
“Mescla vida e arte expressando-se através do cinema e da fotografia de forma poética, experimental e documental, explorando o seu olhar, vivência e percepção sobre o mundo e tudo que o compõe”, é dessa forma que a diretora Juh Almeida descreve seu trabalho por trás das câmeras. Juh Almeida, nasceu na Bahia, e hoje transita entre São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2010 mescla vida e arte expressando-se através do cinema e da fotografia de forma poética, experimental e documental, explorando o seu olhar, vivência e percepção sobre o mundo e tudo que o compõe. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema pela Universidade Federal da Bahia, especializou em direção de fotografia pela Bucareste Ateliê de Cinema. Como diretora, Juh Almeida dirigiu e roteirizou curtas metragens autorais “eu, negra”, “Irun Orí”, “Náufraga” e “o L é de Lésbica”, dirige videoclipes, projetos curtos de documentários, fashion, ensaístico e artístico. Atualmente é diretora de cena na Pródigo Filmes, onde atua dirigindo comerciais, é também diretora de novelas na Rede Globo. Juh acredita na construção de novos imaginários como ferramenta revolucionária e de mudança social.
Andrezza Czech
Diretora e jornalista, Andrezza Czech é formada por Faculdade Cásper Líbero, Indac, ELT, SP Escola de Teatro e AIC, ela apresenta nos seus projetos uma visão profunda e abrangente das experiências, desafios e triunfos de uma mulher lésbica na indústria do entretenimento. Idealizadora, dramaturga e atriz de LEVANTE, Andrezza Czech também é diretora, roteirista e atriz dos curtas-metragens “Casa”, “Fora de Época” e “62 segundos”, e recentemente lançou a comédia “Os Signos das Minhas Ex’s”, websérie que está disponível no Youtube.
Gabriela Dimello
Gabriela Dimello personifica a versatilidade em sua jornada criativa, abraçando a escrita, produção e direção com uma paixão contagiante. A websérie “Esconderijo” é uma prova vívida de sua capacidade de criar histórias que não apenas cativam, mas também provocam reflexões sobre questões relevantes. Dimello vai além das expectativas ao mergulhar fundo em temas importantes e oferecer uma perspectiva única. Sua abordagem multifacetada não apenas contribui para a diversidade de vozes no cenário criativo brasileiro, mas também estabelece um padrão narrativa que se conecta com quem está assistindo.