Com quinze anos de existência, o Queer Palm premiará novos filmes queer em Cannes

Entretenimento Entrevista Filmes

A premiação criada pelo jornalista e crítico de cinema Franck Finance-Madureira em 2010, surge como uma forma de focar em produções LGBTQIAPN+ no cinema e ajudar a torná-las mainstream no maior festival de cinemas do mundo

Por Lesbocine

Há uma década e meia reconhecendo filmes com temáticas LGBTQIAPN+, o prémio cinematográfico independente Queer Palm é um marco para produções de curta e longa-metragem queer conseguirem financiamento e se tornarem mainstream. Os vencedores do prêmio deste ano vão ser anunciados na 78ª edição do Festival de Cannes no dia 24 de maio.

Criado em 2010 pelo jornalista Franck Finance-Madureira, também crítico de cinema, o Queer Palm surge em Cannes em uma onde de premiações que estão em festivais de cinema e são dedicadas a enaltecer produções com temática LGBTQIAPN+, como o Teddy Award do Festival Internacional de Cinema em Berlim.

Graças ao Queer Palm, o filme sáfico “Retrato de Uma Jovem em Chamas” se potencializou e virou um marco / Foto: Reprodução: Queer Palm

Em entrevista exclusiva ao Lesbocine durante o Queer Market, Finance-Madureira conta que a criação do prêmio veio para poder colocar em foco as produções queer e fazer com que estes cineastas tenham a chance de criar network no maior festival cinematográfico do mundo. “É importante para falar mais sobre o cinema queer e também é uma oportunidade para criar conexões entre as pessoas, porque não haviam espaços para criadores, produtores, distribuidores e curadores de filmes queer se reunirem”, explica o crítico.

Imagem em destaque: Divulgação: Queer Palm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *