Com a aproximação do evento, BEE libera a lista de filmes que participarão da edição

Entretenimento Filmes Notícias

O festival, que é o primeiro de cinema lésbico no Brasil, acontecerá de forma presencial em São Paulo e também contará com oficinas e palestras com mulheres do audiovisual

por Vitória Vasconcelos

Com a chegada de sua terceira edição, o BEE Film Festival, que ocorrerá de forma presencial em São Paulo (SP), divulgou, nesta quinta-feira, 2, a lista de filmes que foram selecionados para este ano.

A programação traz nomes de produções sáficas tanto brasileiras quanto internacionais e reitera a importância de fortalecer obras feitas para e por mulheres que amam mulheres. Dentre as 121 produções inscritas para o festival, 19 foram selecionadas e, dentre elas, 15 são do Brasil.

A lista revelou “Sobre Nós”, “Velcro”, “Ana Cecília”, “Ponto Final”, “Contracorrente Também Desembocam No Mar”, “Mães”, “Seguimos Juntas e Lésbicas”, “Meu Pedaço de Mandioca”, “Reflorescer – Maternidade Lésbica”, “Love Bug”, “O Último Cigarro De Uma Mulher”, “Retratos”, “Kings”, “Amizades Particulares” e “Depois Da Meia-Noite” como os representantes nacionais.

“Depois Da Meia-Noite”, da Bolela Produções, foi uma das obras nacionais selecionadas para a exibição na 3ª edição do BEE / Foto: Reprodução: “Depois Da Meia-Noite”

Já os títulos estrangeiros foram “Claim Diving For Beginners”, da Alemanha, “When We Were Almost Close”, da China, “Sister Wives”, do Reino Unido, e, por fim, “Todo Lo Demás Se Borra”, da Argentina.

Além da mostra de filmes sáficos, o BEE, que é o primeiro festival de cinema lésbico no Brasil, também realizará oficinas e palestras com mulheres do audiovisual e se torna, mais uma vez, um espaço artístico, político e seguro para que um multitude de narrativas sejam postas sob holofote.

A produção “Sister Wives”, de Reino Unido, foi uma das produções internacionais escolhida para edição de 2025 / Foto: Reprodução: “Sister Wives”

BEE Lesbian Film Festival

Criado como o primeiro festival brasileiro de cinema focado em produções sáficas, o BEE Film Festival possuí duas vertentes de exibição cinematográfica. As suas duas edições anuais são BEE Lesbian e BEE Women.

A primeira vertente é considerada “versão original” do festival é o BEE Lesbian e surgiu pela necessidade de dar visibilidade aos filmes que possuem narrativas lésbicas e incentivar mais produções de conteúdo sáfico no cinema. Já o BEE Women, prioriza filmes que são feitos de mulheres para mulheres, celebrando a existência de realizadoras ao redor do mundo, além de estimular que cineastas assumidamente LGBTQIAPN+ continuem produzindo.

Imagem em destaque: BEE Lesbian Film Festival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *