A marcha acontece no dia do Orgulho e faz parte do movimento criado para trazer ações de celebração, denúncia e mobilização política em prol da comunidade
por Vitória Vasconcelos
Com temática “Vivas e Visíveis”, a Caminhada do Orgulho Lésbicas do Rio de Janeiro, ocupa o espaço do centro do Rio para lembrar a todos que “existimos, resistimos e lutamos”. A aglomeração tem como concentração o Buraco do Lume, em frente à estátua de Marielle Franco, e ocorre nesta terça-feira, 19, Dia do Orgulho Lésbico, a partir das 18 horas.
A Caminhada é parte do projeto “Agosto da Visibilidade Lésbica”, criado pelo movimento lésbico Ocupa Sapatão RJ para trazer ações de celebração, denúncia e mobilização na politica. O momento será dividido por diferentes atividades, como uma oficina de cartazes na concentração para colocar no papel mensagens, poesias, desejos e revoltas.

Ao longo da marcha, a “Batuca Sapatão” dará o ritmo do momento e falas politizadas e potentes denunciam a violência. Pois, o Dia do Orgulho Lésbico, além de ser um momento de celebração, também denuncia a lesbofobia, reivindica direitos para a comunidade e reafirma a visibilidade lésbica em todos os espaços.
Serviço
Caminhada do Orgulho Lésbico do Rio de Janeiro
Data: terça feira, 19 de agosto de 2025
Horário: 18 horas
Concentração: Buraco do Lume, em frente à estátua da Marielle Franco
Foto em destaque: Reprodução: Pinterest