Alice Carvalho Encanta em “O Agente Secreto” e Consolida Seu Espaço no Cinema Brasileiro

Cobertura Entretenimento Filmes Notícias Séries

Atriz prestigiou a pré-estreia do longa de Kleber Mendonça Filho, cotado ao Oscar 2026, no Festival do Rio

por Laura Magro

Cangaço Novo, Renascer, Guerreiros do Sol, No Espaço Entre Nós… e agora O Agente Secreto. Esses são apenas alguns exemplos dentro do currículo de peso de Alice Carvalho, atriz que vem ganhando cada vez mais visibilidade e destaque nacional — e agora, internacional.

Após brilhar em Cangaço Novo e na novela Renascer, Alice teve um papel marcante em Guerreiros do Sol como Otília, em um casal com Jânia (Alinne Moraes). Agora, a atriz brilha em O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, que é a aposta do Brasil para representar o país no Oscar 2026.

No longa, Alice interpreta Fátima, uma professora universitária casada com Armando, personagem de Wagner Moura. Apesar de não ter muito tempo de tela — por conta de conflitos de agenda durante as gravações —, a atriz entrega tudo o que pode. Em poucos minutos e em um monólogo intenso e emocional, Alice consegue transmitir toda a essência de Fátima. Antes mesmo de falar, apenas com o olhar e as expressões sutis, o público já sente a tensão e a dor da personagem.

Alice Carvalho no tapete vermelho de O Agente Secreto / Foto: Laura Magro/Lesbocine

Nesta terça-feira, 7, aconteceu a pré-estreia do filme no Festival do Rio, e o Lesbocine conversou com Alice no tapete vermelho. Ao ser questionada sobre como ela, uma mulher bissexual, preta e nordestina, se sente participando de produções com tanta visibilidade — especialmente um filme cotado ao Oscar —, a atriz respondeu:

“É massa assim, só tenho muita coisa a agradecer. […] E acho que tenho a sorte de estar num momento onde histórias que foram muito invisibilizadas ao longo dos anos no audiovisual brasileiro têm tido a oportunidade de serem contadas por pessoas diferentes, com subjetividades diferentes, vindo de lugares diferentes. Então eu tô nesse momento, […] indo com o coração fazer projetos que eu acredito, como esse de Kleber.”

Embora a personagem de Alice não seja sáfica e o filme não trate diretamente de temas da comunidade LGBTQ+, é um prazer imenso prestigiar o trabalho de uma artista tão completa. Alice se consolida como uma atriz versátil, sensível e profundamente comprometida em transmitir as camadas de cada personagem — seja em papéis que permitem um mergulho mais profundo, como Otília, ou em aparições breves, mas igualmente intensas, como Fátima.

Otília e Jânia em Guerreiros do Sol / Foto: Reprodução: Globoplay

Ainda mais em um filme como O Agente Secreto, que fala sobre memória e, acima de tudo, sobre a importância de preservá-la diante das violências da ditadura militar. Se até homens brancos, cis e heterossexuais, como o personagem de Wagner Moura, eram perseguidos naquele contexto, mulheres lésbicas e bissexuais foram ainda mais silenciadas. E é por isso que ver uma mulher bi e nordestina em um filme com uma mensagem tão potente sobre memória e resistência é simbólico e necessário.

O Lesbocine segue de olho — e de coração — acompanhando Alice Carvalho, uma das artistas mais talentosas e promissoras da nova geração.

Foto em destaque: Jorge Bispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *