Coprodução entre Vulcana Cinema, bigBonsai e Plate Filmes, a obra, que chegará no Canal Brasil, começa a ser filmada no segundo semestre de 2025
por Lesbocine
As gravações de “Amora”, futura série nacional dirigida por Juliana Rojas, responsável por sucessos como “As Boas Maneiras” (2017) e “Cidade; Campo” (2024), começam no segundo semestre de 2025, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Baseada no livro de contos homônimo de Natalia Borges Polesso, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas em 2016, a obra roteirizada por Thais Guisasola e Julia Anquier, que chegará ao Canal Brasil, ainda sem data confirmada, é uma coprodução entre Vulcana Cinema, bigBonsai e Plate Filmes.
“Amora” apresentará uma antologia comi-dramática que aborda relações contemporâneas de amor e afeto entre mulheres. Unidas pelo tema e pela linguagem, as pequenas histórias sobre o universo lésbico da cidade fictícia de Amora apresentam situações inusitadas de descobertas sexuais, traições, envelhecimento, preconceitos, paixões, maravilhamento, medos e amores das personagens.

A obra integra o crescente portfólio da Vulcana Cinema, de Porto Alegre, que, recentemente, conseguiu emplacar filmes com a assinatura da produtora fundada em 2018 por Paola Wink e Jessica Luz em dois dos maiores festivais de cinema do mundo. “Ato Noturno” (2025), longa da dupla Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, teve sua première na seção Panorama, na Seleção Oficial da última edição da Berlinale, em fevereiro deste ano. Enquanto, “The Black Snake” (La Couleuvre Noire), do francês Aurélien Vernhes-Lermusiaux, estreou mundialmente no ACID, mostra paralela dedicada a longas independentes do Festival de Cannes.
Outro destaque da Vulcana é “Futuro Futuro”, filme do cineasta Davi Pretto anunciado na seleção oficial da 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, que acontecerá entre 4 e 12 de julho na República Tcheca.
Foto em destaque: Theo Lavagnoli