O evento que aconteceu em São Paulo, contou com três painéis e a presença de profissionais que discutiram a importância da presença feminina nos jogos online
Por Vitória Vasconcelos
Celebrando a presença feminina no universo dos games e empoderando as novas gerações a ingressarem no ecossistema dos jogos online, o WIBR Summit teve sua primeira edição nesta terça-feira, 26. O encontro aconteceu no State Innovation Center, em São Paulo, e foi feita cobertura ao vivo nas redes sociais.
O Summit teve três painéis (“Virando o jogo”, “Elas fazem a carreira delas” e “Vamos falar de futuro?”) que mostraram como as mulheres estão se inserindo em locais de impacto nas indústrias de games. Para Roberta Coelho, CEO da MIBR, o evento serve para trazer à tona vozes poderosas que revolucionaram a presença feminina nos jogos online e instigaram uma maior inclusão.
“Um encontro como esse reforça a ideia de que quando mulheres se unem, elas não apenas criam, mas também transformam. Além disso, é importante ressaltar que não atuamos somente no server. Seja como redatoras, programadoras, especialistas de RH, gerentes de projeto, todas nós, de várias áreas, podem colaborar e mudar este mercado”, declarou a CEO.
Durante o primeiro bate-papo, o WIBR Summit contou com a presença de Babi Michelitto, Nyvi Estephan, Erika Caramello e Jelly. Nele, as convidadas discutiram sobre o cenário dos jogos e como ele se transformou ao longo do caminho, a importância de celebrar as conquistas, quem as inspiraram e momentos que as marcaram, além de falarem sobre o que ainda precisa de mudanças.
A apresentadora e atriz Nyvi destacou que sempre há o que aprender com as novas gerações que entram nesse campo. “Não tem isso de ‘ah! Não tenho paciência para quem tá começando’”, comentou.
O segundo painel trouxe profissionais de diferentes áreas e que acabaram se encontrando no mercado dos jogos. As convidadas Denise Coutinho, Luciana Galastri, Anahy Couto e Andreza Delgado lembraram de suas trajetórias para se tornarem quem são hoje. Durante a conversa também foram discutidas as dificuldades, as diferenças e as conquistas que elas vivenciaram.
Anahy, que também é primeira psicóloga do time de futebol Corinthians, citou a necessidade de sempre buscar o autoconhecimento, pois ele é um excelente empoderador, uma vez que nós mesmas somos as que mais sabemos sobre nossas vidas.
Na terceira e última mesa, o papo foi sobre o futuro que tem de começar agora e o que pode ser feito para tornar o mercado dos games mais equilibrado e com mais oportunidades para que as mulheres entrem nos jogos online.
As convidadas para essa conversa foram Mariana Uchôa, Lahgolas, Cynthya Rodrigues e Lívia Geraldo, e elas falaram sobre o que esperam para o futuro das mulheres gamers, além de mostrar a importância de se pensar o segmento dos jogos onlines sob a luz de um recorte de gênero.
Para fechar o WIBR Summit, a cantora Vitorinha, conhecida no cenário gamer e embaixadora da WIBR, se apresentou.
Sobre a WIBR
A Women in Brazil (WIBR) é um ecossistema inclusivo e seguro que busca transformar o mundo dos games, ampliando e incentivando a participação das pessoas que se identificam com o gênero feminino, seja como profissionais ou membros da comunidade. Originada do MIBR, a única organização de eSports Tier-S do Brasil com uma mulher CEO, a WIBR se dedica ao desenvolvimento de iniciativas voltadas para o desenvolvimento e diálogo com a comunidade de games e a sociedade em geral.
Foto em destaque: Divulgação: WIBR Summit