Já não bastou os cortes constantes das cenas do casal Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) de “Vai na Fé”, agora teremos que brincar de pique-esconde com Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camilla Damião) da novela “Terra e Paixão”. De acordo com os resumos publicados pelo Gshow, a dupla não terá nenhuma interação durante quase duas semanas, fato que foi confirmado por uma fonte anônima da emissora.
Apesar das críticas ao roteiro, o casal estava tendo uma boa recepção do público. No entanto, a emissora decidiu reprimir mais uma vez um relacionamento entre mulheres em uma de suas novelas. Para piorar a situação, segundo os resumos publicados pelo GShow, a personagem de Renata Gaspar irá sair de casa, mas “Mara resolve voltar para casa e resgatar seu casamento“. Essa cena será exibida no capítulo que irá ao ar em 16 de junho.
A problemática se repete novamente, pois além de terem suas histórias silenciadas, Clara & Helena e Mara e Menah possuem o mesmo enredo pobre, onde a mulher vive um casamento ruim com um homem pior ainda e encontra o amor através de uma mulher que a entende e está disposta a ficar ao seu lado para enfrentar o crápula. Ao esconder esses relacionamentos, perpetua-se o estigma de que o amor entre mulheres é inadequado ou inaceitável. Isso envia uma mensagem prejudicial para a sociedade, reforçando preconceitos e limitando a diversidade de narrativas que poderiam ser contadas.
A ausência de modelos e histórias que reflitam suas próprias experiências pode gerar sentimentos de isolamento, negação e falta de validação. É crucial lembrar que a representação adequada e autêntica é uma forma poderosa de combater o preconceito e construir uma sociedade mais inclusiva. Dar visibilidade aos casais de mulheres na mídia é um passo necessário para promover a igualdade e a inclusão, bem como para desafiar os estereótipos e preconceitos arraigados em nossa sociedade. No entanto, parece que a Globo não está disposta a ficar do lado certo da história!