Revista Brejeiros lança edição sobre lesbianidade 50+ com entrevistas exclusivas

Cultura Entretenimento Especial Mês Lésbico Literatura Notícias

No especial do periódico, nomes importantes na cena da música, arte e audiovisual falam de temáticas felicidade, menopausa, sexualidade, solidão e política

por Vitória Vasconcelos

A Revista Brejeira, feitas por e para mulheres lésbicas, lança a nova edição especial “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+”. Trazendo temas como menopausa, sexualidade, saúde, solidão, felicidade e política pública, o periódico é lançado nesta sexta-feira, 22, a partir das 19 horas, na Casa Xica Manicongo, Lapa, Rio de Janeiro.

“Gatas/Sapas Extraordinárias 50+” traz entrevistas exclusivas com as cantoras Cátia de França, Simone, Verônica Bonfim e Ana Costa, além de entrevistas com a intelectual e referência feminista decolonial na América Latina, Ochy Curiel e com a jornalista e escritora Sonia Hirsch.

A cantora Cátia de França, que foi indicada ao Grammy Latino, ainda conta em exclusividade que se assumir por meio da capa da revista foi muito especial. “Me tornar capa de Brejeiras é uma saída de armário em grande estilo! No meu novo disco, No Rastro da Catarina, eu gravei a música Meu Pensamento. Quando eu falo “meu pensamento por dentro do seu vestido”, eu já tô dizendo algo aí, né? Porque eu não disse ‘por dentro do paletó’”, compartilhou.

Nomes das artes, audiovisual e música estampam a capa e enchem a edição “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+” de histórias de vida / Imagem: Reprodução: “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+”

E para completar, a edição vem recheada com depoimentos de lésbicas acima dos 50 anos sobre os mais variados temas da vida e da idade. E na editoria de Dica Cultura, o periódico traz uma matéria sobre os oito anos do Raízes do Brasil, espaço de café da manhã camponês e de fornecimento de alimentos saudáveis e seguros do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

O lançamento conta com a participação das editoras Ana Costa, Camila Marins, Cris Furtado, Luísa Tapajós e Verônica Bonfim, além das mestres de cerimônia: a atriz e diretora Inez Viana e a psicóloga e ativista Marcelle Esteves.

Durante o evento também acontecerá um show com Verônica Bonfim e Elza Ribeiro e brasilidade com a DJ Lili Prohmann, e uma uma feira de empreendedoras lésbicas e movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Nomes das artes, audiovisual e música estampam a capa e enchem a edição “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+” de histórias de vida / Imagem: Reprodução: “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+”

Sobre Brejeiras

Lançada em abril de 2018, a Revista Brejeiras é formada por três mulheres lésbicas: Camila Marins, Cristiane Furtado e Luísa Tapajós. Elas contam com o trabalho da designer Renata Coutinho (responsável pelo projeto gráfico e pela diagramação) e da ilustradora Ju Gama (autora da logomarca). A publicação, esgotada em sua primeira e segunda edições, surgiu a partir do afeto entre mulheres, da luta no enfrentamento ao apagamento das vozes e vidas lésbicas e é resultado de um movimento cooperativo que procura ampliar os espaços de fala das mulheres lésbicas, trazendo-as para o centro do debate.

Serviço

Lançamento da Revista Brejeiras

Data: sexta-feira, 22

Horário: 19 horas

Local: Casa Xica Manicongo – Rua Mem de Sá, 126, Lapa, Rio de Janeiro

Imagem em destaque: Reprodução: “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *