A diretora e a atriz foram selecionadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas juntamente a outros seis nomes brasileiros para ajudar na escolha dos indicados à premiação
Por Vitória Vasconcelos
Após quatro meses do tão esperado prêmio magno do Cinema, o Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas incluiu na última terça-feira, 25, 500 novas personalidades do audiovisual na lista de votantes, incluindo oito brasileiros. Dentre os nomes, se destacaram Juliana Rojas e Maeve Jinkings para ajudar na escolha dos indicados à premiação de seu respectivo comitê.
A diretora Juliana Rojas, em 2024, dirigiu o longa “Cidade; Campo”, que contou com nomes como o de Bruna Linzmeyer e Mirella Façanha. Juliana também já integrou o júri da Palma Queer no Festival de Cannes, em Berlim, que aconteceu em abril deste ano.
Já a atriz Maeve Jinkings atuou no filme “O Som ao Redor”, que foi dirigido por Kleber Mendonça Filho, em 2012. Em seu post de agradecimento nas redes sociais, Maeve falou da importância que o cinema sempre teve na sua vida e que foi por meio deles que aprendeu o significado de estar viva. “Sabemos que a indústria de cinema norte americano influencia a indústria global de audiovisual, e por isso considero tão importante a abertura cada vez maior desses companheiros da Academia dos Oscars, dando boas vindas aos colegas de outras culturas”, destacou.
Além de Juliana e Maeve, os outros convidados foram: José Joffily (Sinfonia de um Homem Comum) e Jorge Bodansky (Amazônia, a Nova Minamata?) na categoria “documentários”; Carlos Segundo (Big Bang) para “animação”; Plínio Profeta (Medida Provisória) na “música”; e Renata de Almeida Magalhães (O Grande Circo Místico) e Tatiana Leite (Regra 34) na categoria “produtores”.
Foto em destaque: Pexels