O Movimento LGBQIA+ sempre lutou para conquistar e manter seus direitos sociais, que constantemente são ameaçados por discursos e atos conservadores. Uma das formas de resistimos é eleger pessoas da comunidade para atuarem em cargos públicos, como é o caso da vereadora do Rio de Janeiro, Monica Benicio. Militante de direitos humanos e ativista LGBTI+, Monica é arquiteta urbanista formada pela PUC-Rio, onde também se tornou mestra em Arquitetura, na área de “Violência e Direito à Cidade”. A vereadora tem pautado sua atuação na promoção e defesa dos direitos das mulheres e no debate urbanístico com foco na inclusão social.
Em entrevista para o Lesbocine, a vereadora compartilhou sua experiência pessoal de autodescoberta da sua sexualidade, sua atuação na política, compartilhando os desafios de se combater o preconceito institucional, além de debater a importância da representatividade LGBTQIA+ em cargos políticos.
Confira a entrevista completa:
Se liga no recado!
O agosto lésbico já começou e todo ano a vereadora Mônica Benicio oferece uma maratona de 10 dias seguidos de atividades. Esse ano, a sua equipe se juntou em bonde com parceiras e está preparando um cronograma recheado pra falar de emprego, família, maternidade, saúde, esporte e cultura. Vai ter homenagem, debates e festa. Então fica ligada que daqui a pouco a gente libera a programação e nesse mês vamos ocupar tudo com as nossas histórias e vivências. 💪🚚
DO ORGULHO A VISIBILIDADE!
De 19 a 29 de agosto ➡️ 10 dias de ação sapatão!