Clássico paulista na final do Brasileirão A1

Entretenimento Esportes Notícias

Corinthians e São Paulo se enfrentam em disputa pelo título nacional

Por Eduarda Andrade

O Brasileirão A1 2024 está chegando ao fim e duas grandes equipes paulistas se classificaram para a disputa pelo título. Corinthians e São Paulo se enfrentam em final inédita, as partidas acontecerão em 15/9 e 22/9, às 10h.

Por ter a melhor campanha no campeonato, o Corinthians tem a vantagem de trazer a última partida para sua casa. Portanto, o primeiro palco será o estádio MorumBIS e o segundo, a Neo Química Arena.

O campeonato foi disputado por 16 clubes, em seis meses de confrontos. De acordo com regulamento, na primeira fase, cada time recebeu 300 mil reais. Na fase final, os oito classificados ganharam 100 mil e os quatro finalistas receberam novamente a mesma quantia.

Corinthians e São Paulo disputam o troféu e também podem levar um grande prêmio em dinheiro para casa. O campeão vai embolsar 1,5 milhão de reais e o vice ficará com 750 mil.

As Brabas unidas em campo. Foto: Rodrigo Gazzanel

Campanha corintiana

A equipe corintiana finalizou a primeira fase do campeonato na liderança com 40 pontos (13 vitórias, 1 empate e 1 derrota) em uma campanha muito sólida. As Brabas, apelido das atletas do time alvinegro, exibem grande entrosamento e apresentam um futebol de muita qualidade. Com um projeto construído por anos pelo ex-técnico Arthur Elias (atualmente no comando da Seleção) e muito bem continuado pelo atual comandante Lucas Piccinato, as Brabas disputarão a oitava final consecutiva de Brasileirão e buscam o hexacampeonato.

Na fase final do Brasileirão, o Corinthians passou por equipes muito qualificadas e mostrou a força de seu elenco. Veja abaixo os resultados dos confrontos:

Quartas de final:

Bragantino 1 x 1 Corinthians (24/8) 

Corinthians 1 x 0 Bragantino (27/8)

Semifinais:

Palmeiras 1 x 3 Corinthians (1/9)

Corinthians 1 x 2 Palmeiras (8/9)

Elenco comemora após partida contra o Grêmio. Foto: Reprodução/São Paulo

Campanha são-paulina

O tricolor paulista finalizou a fase inicial na terceira colocação com 30 pontos (9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas). Com uma trajetória muito regular, as são-paulinas provaram que tem o potencial para bater de frente com grandes potências e chegar ao pódio. A equipe comandada por Thiago Viana busca um título inédito na história do clube, que nunca havia participado de  uma final de Brasileirão A1. 

A trajetória na fase final foi marcada por muita raça e determinação, com triunfos emocionantes. Veja abaixo os resultados dos confrontos:

Quartas de final:

Grêmio 1 x 2 São Paulo (26/8)

São Paulo 0 x 0 Grêmio (29/8)

Semifinais: 

São Paulo 2 x 1 Ferroviária (2/9)

Ferroviária 1(0) x (3) 0 São Paulo (8/9)

Histórico das disputas entre as equipes

Apesar de nunca terem participado de uma final de Brasileirão juntos, muitas finais de Campeonato Paulista já receberam o clássico Majestoso. Nos últimos cinco anos, os times se encontraram em três disputas de título e em todas, o Corinthians levou a melhor.

Desde 2019, quando o São Paulo voltou a disputar as competições nacionais, as equipes se enfrentaram 15 vezes, com 10 vitórias do alvinegro, quatro do tricolor e um empate.

Curiosidade 

Comandante do Corinthians nesta temporada, o técnico Lucas Piccinato já comandou a equipe são-paulina de 2019, quando conquistou o Campeonato Brasileiro A2, marcando o retorno do clube à elite, até 2022.

Transmissão dos jogos da final

As finais terão transmissão ao vivo na Globo, SporTV, Canal Brasil e Canal GOAT no Youtube.

Foto em destaque: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *