Nova temporada promete servir muita ação, tensão e romance, além de uma qualidade técnica superior às outras produções da Ponto Ação
por Laura Magro
A websérie Xeque Mate, baseada no livro de mesmo nome da Evelin Souza, está em contagem regressiva para o lançamento da primeira parte da sua segunda temporada. O Lesbocine esteve presente na premiere de lançamento que aconteceu neste domingo, 3, na UCI do New York City Center, no Rio de Janeiro, e pôde conferir com exclusividade a primeira parte dessa nova temporada.
A primeira temporada foi um sucesso não só entre o público fiel da Ponto Ação – produtora responsável por webséries sáficas como The Stripper e Stupid Wife –, mas também conquistou novos espectadores. Agora, com uma produção mais consolidada e ainda mais qualidade técnica, a segunda temporada tem tudo para alcançar um público ainda maior. A base de fãs segue ativa e engajada, fortalecendo ainda mais o laço entre a série e seu público.
Dirigida por Natalie Smith e Priscilla Pugliesi, Xeque Mate acompanha a história de Giovanna – interpretada por Sofia Starling –, uma determinada delegada de Itaipava que sonha em crescer na carreira policial. Ao ser transferida para o Rio de Janeiro, comemora a novidade em um bar e vive uma noite intensa com Maya – vivida por Natália Rosa –, uma mulher misteriosa por quem se sente imediatamente atraída. A conexão entre as duas é forte e recíproca.
Semanas depois, já instalada na nova cidade e responsável por investigar furtos milionários na empresa Enterprise, Giovanna descobre que Maya é casada com Christopher Collins, um influente empresário envolvido no caso. Inicia-se então um jogo perigoso de poder, desejo e manipulação.

Nesta segunda temporada, o relacionamento entre Giovanna e Maya se aprofunda, explorando não apenas a energia sexual, mas também o afeto – ainda que de forma inconsciente. Em uma viagem à Suíça para investigar uma conta bancária ligada ao desvio de dinheiro da Enterprise, as duas têm a chance de viver um momento a sós, quase como uma “lua de mel”, como brinca Larissa, melhor amiga de Giovanna.
Sem revelar muitos spoilers, o clima da temporada está ainda mais tenso e repleto de ação. Os fãs podem esperar fortes emoções – e muito de Maya e Giovanna. Além disso, veremos um novo lado de Maya, o que exige ainda mais da atuação de Natália Rosa, que entrega com maestria essa nova camada da personagem, se mostrando perfeita para o papel.
Outra personagem que chama atenção é Nicole, interpretada por Amanda Simão – conhecida por seu papel como Alice em Depois da Meia Noite –, que aparece com um ar enigmático. Fica a dúvida: ela sabe algo que o público ainda não sabe ou está escondendo alguma coisa? Só acompanhando a temporada completa para descobrir.
Para além da narrativa – que, ao menos com base nessa primeira parte, se mostra bem desenvolvida e com arcos promissores –, o salto na qualidade técnica da produção é evidente. A fotografia impressiona, especialmente nas cenas gravadas na Suíça. A escolha ousada de locação se mostra acertada e enriquece ainda mais a história. Esta nova fase de Xeque Mate vem para reafirmar o alto nível das webséries nacionais independentes.
O primeiro episódio da segunda temporada já está disponível no aplicativo da Ponto Ação – disponível para download na Play Store e na Apple Store – por R$ 39,90. A primeira parte da segunda temporada, composta por quatro episódios, será lançada gratuitamente a partir do dia 28 de agosto no canal da Ponto Ação no YouTube – data revelada em um easter egg durante a première. Já a segunda parte ainda não foi gravada.
O tabuleiro está montado. As peças estão em movimento. Quem dará o xeque-mate? Não perca o desenrolar dessa história!
Foto em destaque: Divulgação: Ponto Ação