Quais são as premiadas do Grammy 2026 que já passaram pelo Lollapalooza Brasil?

Cobertura Colunas Cultura Curiosidades Música

De Billie Eilish a Doechii: premiadas sáficas do GRAMMYs também têm história em um dos maiores festivais do Brasil

Por Laura Magro

No último domingo, 1, aconteceu em Los Angeles a cerimônia de premiação da Academia de Gravação, conhecida mundialmente como Grammy Awards. A edição de 2026 contou com a presença de diversas artistas lésbicas e bissexuais, inclusive entre as grandes vencedoras da noite.

Com o Lollapalooza Brasil 2026 se aproximando, o Lesbocine reuniu uma retrospectiva das artistas sáficas premiadas nesta edição do GRAMMYs que já passaram pelo festival ou têm apresentação marcada no evento este ano.

 

BILLIE EILISH

Billie Eilish quebra recorde de maior público no Lollapalooza Brasil 2023 | Reprodução/Lollapalooza Brasil

A cantora Billie Eilish levou uma das categorias mais importantes da noite: Canção do Ano (Song of the Year) com “WILDFLOWER”. A faixa faz parte do álbum HIT ME HARD AND SOFT, lançado em 2024. Apesar do disco já ter sido elegível em edições anteriores, a música foi relançada como single no ano passado e, seguindo as regras da Academia, pôde ser submetida ao GRAMMYs 2026.

Ao todo, Billie soma 10 prêmios Grammy na carreira.

No Lollapalooza Brasil, Billie foi headliner em 2023 e entrou para a história do festival ao bater o recorde de maior público diário já registrado: 103.350 pessoas, marca que permanece imbatível até hoje.

 

DOECHII

Doechii levou a categoria Melhor Álbum de Rap no GRAMMYs 2025 | Frazer Harrison/Getty Images

A rapper e cantora Doechii venceu a categoria Melhor Videoclipe com “Anxiety” nesta edição do GRAMMYs. No ano anterior, a artista já havia conquistado o prêmio de Melhor Álbum de Rap, consolidando seu nome como um dos mais fortes da nova geração do hip hop.

Doechii fará sua estreia no Brasil no Lollapalooza Brasil 2026, que acontece em março.

 

Kehlani

Kehlani foi representante do R&B na edição do Lolla de 2022 | Mila Maluhy/Lollapalooza

A cantora Kehlani saiu vitoriosa nas duas categorias em que concorria: Melhor Música de R&B e Melhor Performance de R&B, ambas com a faixa “Folded”. Apesar de já ter sido indicada em edições anteriores, esta foi a primeira vez que a artista levou Grammys para casa.

Kehlani já tem história no Lollapalooza Brasil: ela foi uma das atrações do da edição de 2022, quando surpreendeu o público ao chamar Ludmilla ao palco para uma participação especial.

 

Menção Honrosa: 

Chappell Roan

Chappell Roan discursando ao levar o prêmio de Artista Revelação em 2025 | Kevin Winter/Getty Images

Apesar de não ter levado nenhum prêmio nesta edição, Chappell Roan foi indicada nas categorias Melhor Performance Pop Solo e Gravação do Ano (Record of the Year) com “The Subway”. No ano anterior, a cantora venceu o GRAMMY de Artista Revelação, além de ter sido indicada em outras cinco categorias — incluindo as principais da noite — consolidando seu nome como um dos grandes destaques da nova geração do pop.

Chappell se apresenta no Brasil pela primeira vez no Lollapalooza Brasil 2026, onde também figura entre as headliners do festival.

KATSEYE

Katseye apresentando “Gnarly” no GRAMMYs 2026 | Reprodução

Mesmo sem levar um prêmio nesta edição, o grupo KATSEYE entrou para a história do GRAMMYs ao se tornar o primeiro grupo feminino a se apresentar no palco principal da premiação após 25 anos. O último grupo a alcançar o feito havia sido o Destiny’s Child, em 2001.

O grupo concorria nas categorias Melhor Performance Pop em Duo/Grupo e Artista Revelação, e se apresenta no Brasil pela primeira vez no Lollapalooza Brasil 2026.

 

Lola Young

Lola Young vencendo seu primeiro Grammy pelo hit “Messy” | Grosby Group

A cantora Lola Young surpreendeu ao vencer Melhor Performance Pop Solo com o hit “Messy”, superando uma disputa acirrada com nomes como Lady Gaga e Sabrina Carpenter. Em sua primeira participação no GRAMMYs, Lola também foi indicada na categoria Artista Revelação.

A artista estava confirmada para a edição deste ano do Lollapalooza, mas cancelou sua apresentação após passar mal durante um show e decidir pausar a carreira para cuidar da saúde.

 

Com nomes cada vez mais presentes nas premiações e nos grandes palcos, as artistas sáficas seguem ampliando espaço e fazendo história na indústria musical. Agora, com o festival se aproximando, o público brasileiro terá mais uma chance de ver, agora de perto, algumas das vencedoras que marcaram a noite do GRAMMYs 2026.

 

Foto em destaque: Alicia Canter/The Guardian; Fábio Tito/G1; Reprodução/Lollapalooza Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *