A premiação foi realizada no domingo, 14, em Los Angeles, e consagrou produções e intérpretes de diferentes gêneros da televisão
por Rayanne Tovar
Quando se fala de representatividade sáfica no audiovisual é importante para além de sermos vistas, sermos também premiadas e no Emmy 2025, tivemos 2 grandes destaques: Erin Doherty e Hannah Einbinder.
O Emmy 2025 teve como um de seus principais momentos a vitória de Erin Doherty. A britânica levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Antológica por sua atuação em Adolescence, produção da Netflix. Doherty interpreta Briony Ariston, psicóloga clínica chamada a avaliar um adolescente acusado de assassinato em uma série que aborda trauma familiar, manipulação nas redes e misoginia. Foi a primeira indicação e o primeiro prêmio da carreira da atriz, dá pra acreditar?! Em seu discurso, ela agradeceu à família e à namorada, Sinéad Donnelly, com quem comemorou antes de subir ao palco.
Na categoria de comédia, Hannah Einbinder recebeu o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante por Hacks, série da HBO MAX. Ela vive Ava Daniels, roteirista que trabalha ao lado da veterana comediante Deborah Vance, personagem de Jean Smart. Na série, Ava é bissexual, assim como a atriz. É a primeira vitória de Einbinder após quatro indicações. Durante o agradecimento, a atriz elogiou a equipe da série e comentou sobre a atual política de imigração dos Estados Unidos e se manifestou em pró da Palestina, em um discurso que repercutiu nas redes.

Em entrevista exclusiva no backstage do Emmy, a atriz ressaltou a importância de falar sobre a Palestina: “É um assunto muito importante para mim, tenho amigos em Gaza que estão trabalhando na linha de frente como médicos agora. Sinto que é minha obrigação como judia distinguir judeus do Estado de Israel; porque nossa religião e cultura são instituições duradouras e separadas.”
Outra atriz sáfica que também se manifestou foi Megan Stalter, de Hacks, que chamou atenção no tapete vermelho com um visual minimalista: calça jeans, camiseta branca e óculos escuros. O destaque ficou para a bolsa preta com a frase “Cease Fire”, em referência ao conflito em Gaza.

Algumas concorrentes de destaque não saíram com troféus, mas receberam atenção da crítica. Bella Ramsey foi indicada a Melhor Atriz em Série Dramática por The Last of Us. Ayo Edebiri concorreu em atuação e direção por The Bear, série que segue em alta após o sucesso de sua segunda temporada. Cynthia Erivo concorreu como como Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia por Poker Face (temporada 2). Infelizmente, as atrizes não compareceram à premiação, o que desfalcou um pouco a representatividade sáfica no evento.
Entre as produções animadas, Arcane confirmou seu sucesso ao conquistar os prêmios de Melhor Programa de Animação e Melhor Edição de Som em Animação. A série, inspirada no universo do jogo League of Legends, manteve o bom desempenho da temporada anterior.

Para além das nossas indicadas e vencedoras, tivemos o prazer de acompanhar o nosso casal sáfico ficcional favorito apresentando a categoria de Melhor Ator em Série Limitada ou Antológica ou Filme. Brittany Snow e Malin Akerman, que interpretam respectivamente, Sophie O’Neil e Margo Banks na série The Hunting Wives da Netflix esbanjaram química e beleza durante todo o evento, demonstrando que já são as queridinhas do público.

O Emmy 2025 mostrou a diversidade de estilos e narrativas da televisão atual, premiando desde dramas intensos até produções de humor e animação de grande apelo de público e crítica.
Foto em destaque: Divulgação: Emmy Awards 2025