Gabi Portilho e Tarciane estão entre as candidatas ao prêmio de “Melhor jogadora do mundo” na edição deste ano
Por Eduarda Andrade
A revista France Football, organizadora da premiação, divulgou nesta quarta-feira, 4, a lista de jogadoras indicadas à Bola de Ouro. Ao todo, são 30 candidatas e existem representantes de clubes do mundo inteiro. Gabi Portilho, atacante do Corinthians e Tarciane, zagueira do Houston Dash (EUA) são as representantes brasileiras na premiação. A cerimônia será em 28 de outubro, em Paris.
As jogadoras participaram das Olimpíadas de Paris e conquistaram a medalha de prata. Gabi se destacou durante toda competição, foi responsável por duas assistências para gol e marcou duas vezes. A zagueira Tarciane também teve grandes atuações com a amarelinha, trazendo segurança para o setor defensivo.
Além de serem companheiras de seleção, as atletas eram companheiras de clube no Corinthians. Gabi Portilho faz parte do elenco desde 2020 e Tarciane atuou pelo time de 2021 até o início de 2024, quando se transferiu para o Houston Dash dos EUA e fez história como a maior venda do futebol feminino brasileiro até o momento (2,5 milhões de reais).
Gabriela Jordão Portilho, a Gabi Portilho, nasceu no Distrito Federal e se mudou aos 14 anos para buscar oportunidades em Santa Catarina. A centroavante teve algumas passagens por clubes de menor expressão até chegar no Avaí Kindermann em 2013, onde fez 16 jogos e marcou cinco gols. Depois da boa passagem pelo clube catarinense, Gabi se transferiu para o Madrid CFF, clube espanhol.
Em território europeu, a atacante teve dificuldade na adaptação e passou por uma grave lesão no joelho, sem conseguir jogar e com o contrato chegando ao fim, Portilho retornou ao Brasil. O São José-SP foi o clube que abriu as portas para seu retorno ao futebol brasileiro, depois ela teve passagens pelo Audax Osasco e o 3B, da Amazônia.
No time do Norte, Gabi conseguiu voltar a performar em alto nível e marcou 10 gols em oito jogos. Os números da atacante chamaram a atenção de Arthur Elias, treinador do Corinthians na época e atual treinador da seleção brasileira. Gabi foi contratada pelo time paulista e ao lado de Arthur, viveu as melhores temporadas de sua carreira.
Pelo Corinthians, a atleta conquistou 13 títulos em quatro anos. Entre eles, duas Libertadores, quatro Brasileiros e três Supercopas. Com a camisa da seleção brasileira, Gabi coleciona convocações para equipes de base (sub-17 em 2012 e sub-20 em 2014) e o elenco principal (2022, 2023 e 2024).
Tarciane Karen dos Santos de Lima nasceu no Rio de Janeiro e iniciou a carreira jogando no time do projeto social “Daminhas da Bola”, no RJ. Em 2019, a defensora foi contratada pelo Fluminense, disputou 46 jogos e marcou 16 gols, recebendo o apelido de zagueira artilheira. Pelo time carioca, Tarciane foi campeã brasileira sub-18, primeiro título da equipe feminina do tricolor na história.
Em 2021, Tarciane foi contratada pelo Corinthians. A defensora fez 76 jogos, marcou 12 gols e conquistou 10 títulos em sua passagem pelo clube. No início de 2024, a jovem jogadora se transferiu para o Houston Dash, clube da liga norte-americana, em uma negociação histórica para o futebol feminino brasileiro.
A primeira oportunidade de Tarciane com a amarelinha foi em 2022, convocada para disputar a Copa do Mundo Sub-20, a zagueira venceu o bronze com a equipe e após a conquista, recebeu sua primeira chance na equipe principal.
Com boas atuações e desempenho seguro nas competições disputadas, Tarciane se firmou como peça importante para o elenco brasileiro e seguiu sendo convocada. Em agosto deste ano, a zagueira fez parte da grande campanha brasileira nas Olimpíadas de Paris.
Após a divulgação da lista de candidatas à Bola de Ouro, Marta, que é considerada a maior vencedora do prêmio Bola de Ouro, como seis troféus conquistados (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), parabenizou as companheiras de seleção. “Só orgulho dessas duas”, elogiou em sua conta oficial no Instagram.
Foto em destaque: Getty Images