Abertura do Rio WebFest 2025 reforça força das narrativas sáficas e do público LGBTQIA+

Cobertura Cultura

Festival abre programação com premiações do Voto Popular e networking entre criadores do Brasil e do mundo

Por Laura Magro

A 11ª edição da maior premiação de webséries do mundo, o Rio WebFest, começou nesta sexta-feira, 28, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia de abertura, foram relembrados momentos importantes da história do festival, apresentados convidados de outros festivais internacionais e, principalmente, anunciados os vencedores do Voto Popular – marcado pela potência das narrativas sáficas e do público fiel que as impulsiona.

O prêmio de Voto Popular – Personalidade foi para Sofia Starling, que interpreta Giovanna Torres na websérie Xeque Mate. Em seu discurso, Sofia expressou gratidão e dedicou o prêmio às fãs: “Muito obrigada por tudo, por votarem incessantemente. Vocês são maravilhosas, vocês mudaram minha vida.” 

A atriz também agradeceu ao festival pelo reconhecimento de seu trabalho.

Natalie Smith e Sofia Starling recebendo os troféus do Voto Popular | Foto: Laura Magro/Lesbocine

Já o prêmio de Voto Popular – Série/Filme ficou com Xeque Mate, da Ponto Ação, produtora que vence a categoria pelo quinto ano consecutivo. Ao Lesbocine, Natalie Smith, sócia da produtora, celebrou o apoio contínuo do público: “Tudo que a gente conquistou nesses dez anos de Ponto Ação é graças ao público — e somente ao público. A gente faz pra eles, faz com eles e trabalha integralmente para agradar o público. E eles fazem questão de nos agradar também.”

Para finalizar a noite, houve um coquetel de networking com os convidados. Os criadores do Rio WebFest reforçaram diversas vezes, durante a cerimônia de abertura, a importância dessa primeira noite para conectar produtores brasileiros com criadores do mundo todo. Segundo eles, o encontro funciona como uma porta para novas parcerias e para a expansão de conteúdos independentes.

O festival segue até segunda-feira (1º), com uma programação repleta de exibições, workshops e painéis — tudo gratuito. Entre os destaques:

  • Sábado (29): painel às 12h com a equipe de Não Costumo Me Apaixonar Por Telefone, da Tudo Que Eu Quero Produções; e com as equipes de Quem Vai Ficar Com Clara e Muitas Camadas, da Boleia Produções.

  • Segunda (1º): painel às 10h com a equipe de Depois da Meia-Noite, da Boleia Produções; e às 13h com a equipe de O Que Não Falamos, da Bera Play.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.

O Rio WebFest se encerra na segunda-feira com a cerimônia de premiação, que contará com banda ao vivo, entrega dos troféus, sorteio de prêmios para o público e outras atrações. Os ingressos para assistir à premiação estão disponíveis no Sympla.

Se não puder estar lá presencialmente, você ainda pode assistir à transmissão ao vivo no YouTube do festival — e acompanhar cada momento com o Lesbocine, que estará cobrindo tudo direto do evento.

 

Foto em destaque: Laura Magro/Lesbocine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *