Nesta quinta, 28, a partir das 18 horas, vão ao ar os longas-metragens “Mães do Derick”, de Cássio Kelm, e “Flores Raras”, de Bruno Barreto
por Lesbocine
Celebrado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é considerado um marco importante na luta pelos direitos das mulheres lésbicas. A criação da data, em 1996, tem como principal objetivo o foco no combate à lesbofobia. Para enfatizar a resistência, o olhar sensível e a importância da representatividade da mulher lésbica para a sociedade e a cultura, o Canal Brasil exibe os longas-metragens: “Mães do Derick”, de Cássio Kelm, e “Flores Raras”, de Bruno Barreto, em sessão especial nesta quinta-feira, 28, a partir das 18 horas.
“Mães do Derick” apresenta quatro jovens lésbicas, feministas e não monogâmicas que criam um filho de nove anos numa pequena cidade litorânea do sul do Brasil. A trama se desenrola quando elas começam a construir com as próprias mãos uma casa em uma área de ocupação em meio à mata e precisam encarar a ameaça de expulsão pela polícia. O filme busca retratar famílias como essa que experimentam novas formas de viver e estar no mundo junto ao afeto, companheirismo e cuidado mútuo, enquanto confrontam o patriarcado e a heteronormatividade.
O longa rodou mais de 20 festivais no Brasil e no mundo e acumulou alguns prêmios, como o Coelho de Prata – Menção Honrosa do Júri no Festival Mix Brasil (2020), o maior festival LGBTQIA+ da América Latina; o de Melhor Filme Brasileiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Prêmio da Crítica no Festival For Rainbow de Cultura da Diversidade (2020); e a Menção Especial no Festival de Cine Transfeminista na Colômbia (2022).

Ambientado no golpe militar de 1964, “Flores Raras” acompanha a história de amor entre a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e a poeta americana Elizabeth Bishop, interpretadas por Glória Pires e Miranda Otto, respectivamente. O filme recebeu mais de 20 indicações em diferentes festivais. Entre os destaques, ganhou nas categorias de Melhor Direção, Atriz (Glória Pires), Direção de Arte e Figurino no Prêmio Grande Otelo (2014); e o prêmio do público para Melhor Drama no The Outfest Festival em Los Angeles (2013).

Serviço
Sessão Especial – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Horário: Quinta-feira, 28, a partir das 18 horas
Mães do Derick (2020) (77′)
Horário: Quinta, dia 28/08, às 18h
Direção: Cássio Kelm
Classificação: 12 anos
Sinopse: Quatro jovens criam um filho de nove anos em uma pequena cidade no litoral sul do Brasil. Lésbicas/bi, feministas, anarquistas, não monogâmicas, elas constroem com as próprias mãos uma casa em uma área de ocupação em meio à mata, encarando a ameaça iminente de expulsão por parte da polícia. Essa família, com afeto, companheirismo e cuidado mútuo, na partilha da vida e do amor pelo filho, confrontam o patriarcado, enquanto experimentam novas formas de viver e estar no mundo.
Flores Raras (2013) (118′)
Horário: Quinta, dia 28/08, às 19h20
Classificação: 14 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Crônica da trágica história de amor entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares.
Imagem em destaque: Reprodução: Canal Brasil