Saiba tudo sobre o espetáculo “Prima Facie” estrelando Jodie Comer

Entretenimento Notícias

No último sábado (15), uma das representantes do Lesbocine, Giovanna Mestres, pôde estar presente na peça “Prima Facie”, com a participação de Jodie Comer.

 

Sinopse: Tessa é uma advogada jovem e brilhante. Ela trabalhou seu caminho desde as origens da classe trabalhadora para estar no topo de seu jogo; acusação; interrogatório e vitória. Um acontecimento inesperado a obriga a enfrentar as linhas onde divergem o poder patriarcal da lei, o ônus da prova e a moral.

 

Trigger warning: assédio sexual

Esse é o primeiro papel da Jodie Comer no teatro, e a peça tem uma única personagem, ou também chamada como “one-woman show”. São 100 minutos de puro show de atuação da Jodie como Tessa. 

Ela narra a história do ponto de vista da personagem, contando também os diálogos e os pensamentos dela em cada momento. Enquanto isso, ela troca de figurino no palco várias vezes e muda o cenário conforme as situações vão mudando. 

 

Abaixo, segue a transcrição da opinião da Giovanna sobre o espetáculo:

“É como se a narração fosse sendo conectada com o que sutilmente vai se revelando no palco, tudo vai se encaixando como se estivesse num filme. 

A empatia com a personagem principal acontece nos primeiros minutos, quando ela conta sobre os casos que venceu, as festas que frequentou e as pessoas com quem convive em seu trabalho. Tudo na história parece muito similar à realidade para grande parte do público.

O que se mostra empatia passa a se tornar assustador quando ela narra sobre o assédio sexual que passou. O silêncio da plateia passa a ser parte da experiência. 

O roteiro é muito bem escrito e a atuação da Jodie é excelente, como dito acima. O arco da personagem não só mostra uma vítima e suas lutas diárias após o assédio, mas também possui uma lição de moral muito bem clara que a própria personagem reflete sobre, no final.

Não pude deixar de mencionar o uso de luz e som conforme a história é contada, transmitindo as emoções ainda mais afloradas sentidas pela personagem e momentos de alegria, tristeza e pânico. 

Prima Facie é uma aula de teatro, mas muito mais que isso, um protesto. É um exemplo de como a arte pode ser usada para refletir sobre a realidade atual a fim de causar mudança de comportamentos e dar voz à todas as mulheres que já passaram por algum tipo de assédio, além de expor como a sociedade é falha e age em relação à esse crime.

Depois do show, os fãs vão para a porta do teatro esperar a Jodie sair. Ela é super atenciosa com todos, agradece sempre pela presença e pelos presentes, e autografa os playbills. Por enquanto Prima Facie teve 6 dias de apresentação e ela tem saído para falar com eles em quase todos”. 

“Prima Facie” será exibido na Broadway, em Nova York, até o dia 18 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *